Google Summer of Code 2021: Inscrições abertas!

Fevereiro costuma ser um mês agitado para os programadores, entidade e estudantes envolvidos com software livre e de código aberto. Pois, é nessa época do ano que o Google Summer Code abre as inscrições novos projetos.

Apesar de possuir uma abordagem mais focada em formar novos programadores, ele é um programa global que permite que diversas instituições e empresas que trabalham com software de código aberto possam submeter seus projetos. Se o seu projeto for aceito, durante 10 semanas você trabalhará com a mentoria de uma organização de código aberto desenvolvendo suas ideias, com total suporte e financiamento do Google.

Tendo sua primeira edição em 2005, o programa já reuniu mais de 16.000 alunos participantes e 13.000 mentores, de mais de 118 países em todo o mundo. Segundo a organização do evento, o Google Summer of Code produziu mais de 38 milhões de linhas de código para 715 organizações de código aberto.

Um projeto bastante conhecido entre nós que costuma submeter ideias para o Google Summer of Code é o GNOME. Que incentiva programadores e entusiastas a compartilharem suas ideias através do seu GitLab.

Algumas áreas do GNOME que já se beneficiaram desse evento foram: gerenciamento de energia, design no Epiphany, UI/UX no Sound Recorder, GNOME Music, criptografia no Evolution e muitos outros.

Se você tem uma ideia para contribuir com alguma área do GNOME, pode se informar sobre como submeter sua ideia neste link (em inglês) o prazo para inscrever projetos termina em 19 de fevereiro, então é melhor se apressar.

Acessando esta página você pode verificar quais instituições já participaram das edições anteriores do evento, e para conhecer cada projeto, basta clicar sobre a instituição.


Links Interessantes:

5 Curtidas

Outro projeto interessante é o KDE, Eles englobam de quem nunca escreveu (e nem quer) escrever código (como músicos) até profissionais da área da programação

3 Curtidas