Google mantém lista do que você comprou, quando e onde: veja como achar

Privacidade zero!

  • Google usa todos recibos e notas que você guarda no Gmail para montar histórico de compras
  • Essa lista traz muitos detalhes de como, quando e onde você gasta dinheiro
  • Pior, é impossível apagar esse registro sem ter que deletar todos os emails

https://noticias.uol.com.br/tecnologia/noticias/redacao/2019/05/19/google-mantem-lista-do-que-voce-comprou-quando-e-onde-veja-como-achar.htm

3 curtidas

Eu sempre deleto e-mails imediatamente após lê-los, pensei que todo mundo fizesse isso, aparentemente sou exceção.

3 curtidas

eu baixo para o meu pc usando o thunderbird. Mas mantenho muita coisa onlie.
Preciso rever isso…

Tenho o hábito de apagar históricos, deleto o cache do navegador com frequência, as conversas no WhatsApp, e-mails, SMS, etc. Tenho uma atitude minimalista quando se trata de sistemas e dados, gosto de manter tudo bem clean e organizado.

3 curtidas

Tenho muita conversa no whatsapp que preciso documentar. Por isso mantenho essas conversa no whatsapp e ainda faço backup no onedrive. mas não existem garantias.

Google? Só utilizo para pesquisa acadêmica e tradução. Buscas fora do contexto acadêmico? Duck Duck Go. E-mail? Ainda utilizo o Gmail, mas minha pretensão é usar apenas o ProtonMail.

É o tipo de coisa que quem se preocupa com “super privacidade” (acho que até dá pra cunhar este termo) realmente não curte.

Esse é o tipo de informação acessível somente ao seu usuário da forma com que é apresentada, entretanto, certamente ela é compartilhada com anunciantes do Google. Os dados ali guardados são somente os que usam serviços da Google para checagem de cartão, no meu caso, ali apareceram compras na Steam e na Google Play basicamente. Eu compro muita coisa online, sinceramente achei até que teria mais, o que não diminui o problema de existir tais coisas.

No fim, serviços assim são uma troca, os serviços pelos seus dados, e só quem ficou perdido em um lugar desconhecido com um língua estranha e queria voltar pra casa que vai entender o quanto um Google Maps e sua coleta desenfreada de informações pode “salvar vidas” :smile:

Mas entendo completamente quem se sinta desconfortável com isso, praticidade e conforto geralmente estão em opostos a privacidade, especialmente se o produto for grátis, ou melhor, se o produto é a gente mesmo.

6 curtidas

No meu caso só tem duas compras na steam

Estranho! Eu tenho várias compras recentes (últimos 30 dias) na Steam, Google Play e até Origin. Mas pra mim não apareceu nada na página “Compras”. Haha

Anyways, não acho essa coleta de dados totalmente certa, mas nem totalmente errada. É bem provável que isso esteja escrito em algum “contrato/termo de utilização” daqueles que ninguém nunca lê. E ninguém é exatamente obrigado à utilizar os serviços da Google, por mais que eles estejam por todos os lados. Mas além de tudo isso, eu particularmente não ligo se eles tem meus dados guardados, até hoje não vi um motivo que fizesse EU me preocupar com isso. Mas é claro que isso varia de pessoa pra pessoa…

1 curtida

No meu só tem as compras da steam e, percebi agora, que só compro na steam de ano em ano…

Por curiosidade foi olhar aqui a minha “lista”, e esta vazia!!

Eu acho que o pessoal da matéria fez muito drama por quase nada.

2 curtidas

Compartilho dos mesmos pensamentos e atitudes, até falei sobre isso em um tópico anterior: Minimalismo digital
Povo fala tanto, mas apesar de não ter como restringir 100% o acesso do Google as suas atividades, nas configurações dele mesmo tem como você pausar vários formas de “rastreamento” e de histórico. Não sei se funciona, mas ajuda a minha consciência.

Sim, eu verifiquei minuciosamente todas as opções do Google e desativei todas. Algum tempo atrás eu solicitei meus dados ao Google, eles não tinham praticamente nenhuma informação a meu respeito.

Bingo !!! kkkkkkk Ou como dizem, “Tempestade em copo d’àgua” kkkkkkk

2 curtidas