O Google alterou as políticas da Play Store, proibindo o uso da API VpnService fornecida pela plataforma, na filtragem do tráfego, coleta oculta de dados pessoais/confidenciais e quaisquer manipulações de publicidade que afetem a monetização de outros aplicativos.
E os serviços serão obrigados a aplicar criptografia para tráfego em túnel e cumprir as políticas do desenvolvedor relacionadas a fraude de anúncios, credenciamento e atividades maliciosas.
Os túneis para servidores externos podem ser criados por aplicativos que afirmam explicitamente executar funções VPN e apenas por meio da API VPNService.
Exceções feitas aos aplicativos que tem, como funçionalidade principal, essa filtragem, como: programas de controle parental ou de dispositivos móveis, firewalls, antivírus, ferramentas de rede, sistemas de acesso remoto, navegadores da web, sistemas telefônicos etc.
A mudança também afetará aplicativos legítimos, como os de VPN com recursos de privacidade que usam a funcionalidade mencionada para cortar anúncios e bloquear chamadas para serviços de terceiros, que rastreiam a atividade do usuário.
O bloqueio da manipulação do tráfego de anúncios pode afetar negativamente os aplicativos que burlam as restrições de monetização. Para burlá-lo, basta migrar a filtragem para servidores externos, em vez de fazê-lo no dispositivo do usuário, o que não é proibido pelas novas regras.
Outras mudanças na política incluem a proibição de anúncio em tela cheia, se ele não puder ser desativado após 15 segundos ou aparecer inesperadamente quando os usuários tentarem realizar uma ação no aplicativo.
Também será proibido hospedar aplicativos que enganem os usuários se passando por outro desenvolvedor, empresa ou outro aplicativo.
A proibição abrange o usos de aplicativos e logotipos de terceiros em ícones, nomes de outras empresas em nome de um desenvolvedor, alegações falsas de afiliação a um produto ou serviço e infrações relacionadas ao uso de marcas registradas.
Além disso, vale ressaltar que já existe a exigência de que os aplicativos de assinatura paga forneçam meios visíveis para o usuário gerenciar e cancelar assinaturas. A inclusão do aplicativo deve fornecer acesso a um método simples para cancelar a inscrição online.
As mudanças entrarão em vigor em 1º de novembro de 2022. Entre os objetivos da mudança, está melhorar a qualidade da publicidade na plataforma, a segurança e combater a disseminação de informações falsas.
Espera-se que as novas regras protejam os usuários de aplicativos VPN duvidosos, que rastreiam seus dados e redirecionam o tráfego para manipular anúncios.
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