Google estaria prestes a separar ChromeOS do navegador Chrome, tornando a sistema operacional mais parecido com o Linux

Tradução usando o Google Translate. Não realizei nenhuma revisão. Recebi a notícia pela newsletter do Filipe Deschamps. A fonte da notícia está no link abaixo.

Fonte: ChromeOS is splitting the browser from the OS, getting more Linux-y | Ars Technica

Agora ainda mais uma distribuição Linux

Ainda não há nada oficial, mas pode ser lançado ainda este mês.

O ChromeOS está separando o navegador do sistema operacional, ficando mais Linux-y

Valentina Palladino

Parece que o projeto de longa duração do Google para dividir o ChromeOS e seu navegador Chrome será lançado para as massas em breve. Sobre os Chromebooks de Kevin Tofel detectou sinalizadores que ativam o recurso por padrão para o ChromeOS 116 e superior. 116 está atualmente em beta e deve ser lançado no canal estável ainda este mês.

O projeto é chamado de “Lacros”, que o Google diz significar “Linux And ChRome OS”. Isso dividirá o sistema operacional Linux do ChromeOS do navegador Chrome, permitindo que o Google atualize cada um de forma independente. A documentação do Google sobre o projeto diz: “No Chrome OS, a interface do usuário do sistema (gerenciador de janelas cinzas, tela de login etc.) interface do usuário do sistema) e lacros-chrome (navegador da web).” Parte do projeto envolve aprimorar o sistema operacional ChromeOS, e os documentos do Google dizem: “Lacros pode ser imaginado como ‘Linux chrome com mais suporte a Wayland’”.

Anteriormente, o ChromeOS estava usando uma pilha de gráficos caseira chamada “Freon”, mas agora com o Wayland, estará na nova e normal pilha de gráficos do Linux para desktop. A mudança do Google em 2016 para o Freon ocorreu em um momento em que poderia ter mudado do X11 (o antigo estoque de gráficos normais do Linux para desktop) diretamente para o Wayland, mas decidiu fazer esse desvio personalizado. O Google diz que isso representa “mais suporte ao Wayland” porque o Wayland era usado anteriormente para aplicativos Android e Linux, mas agora também será usado para os gráficos nativos do Chrome OS.

No lado do navegador, o ChromeOS pararia de usar o navegador Chrome personalizado para ChromeOS e mudaria para o navegador Chrome para Linux. O mesmo navegador que você obtém no Ubuntu agora seria enviado no ChromeOS. No passado, ativar o Lacros no ChromeOS mostrava os dois navegadores Chrome, o ChromeOS de saída e o novo Linux.

O Lacros está em desenvolvimento há cerca de dois anos e pode ser ativado por meio de um sinalizador do Chrome. Tofel diz que sua compilação 116 não tem mais esse sinalizador, pois é o padrão agora. O Google não confirmou oficialmente que isso está acontecendo, mas até agora, o código está indo nessa direção.

Os usuários provavelmente não perceberão nada, mas o recurso deve facilitar a atualização do Chrome OS e pode até prolongar a vida útil de dispositivos ChromeOS antigos. Isso também deve permitir que o Google implemente alterações mais diretamente no ChromeOS. Atualmente, pode haver um atraso enquanto o Google faz o trabalho de compilação extra para o ChromeOS, para que os navegadores autônomos obtenham correções de segurança primeiro.

1 curtida