Google e Ubuntu se unem para trazer apps no Linux

A Canonical, empresa por trás do Ubuntu, está fazendo um investimento significativo em Flutter, a estrutura de aplicativos multiplataforma do Google que já foi utilizado em várias aplicações, incluindo o aplicativo do Stadia.

Além do próprio Ubuntu, a Canonical possui a Snap Store, uma loja que funciona em várias distribuições Linux e utiliza o formato snap, que são containers e são fáceis de distribuir. O snap não será um requisito para aplicativos Flutter, porém, o snap terá uma prioridade para a plataforma.

A Google e a Canonical, estão trabalhando para que os aplicativos flutter não pareçam ser um port mal feito de aplicativos para smartphones. Mesmo em seu estado alfa, os aplicativos Flutter podem usar barras de menus, entrada de mouse e teclado, diálogos padrão do sistema e janelas redimensionáveis ​​de nível superior.

Resta saber se o Flutter irá decolar nas plataformas de desktop, especialmente porque o suporte ao Linux e ao macOS estão em um estágio alfa e a compatibilidade do Windows está ainda mais atrasada.

O que você acha dessa novidade? Deixe nos comentários, e até a próxima notícia, dica ou tutorial!

7 curtidas

Esperar para ver. Mas é um processo de anos e não meses.
Espero que dê certo.

Contanto que esses novos apps não venham empacotados em snap parece promissor…

Esse é um problema, porque a única solução empresarial para distribuição de aplicativos para Linux que realmente é funcional no meio comercial é a Snap Store. Diferente do Flathub, por exemplo, a Snap Store não é apenas uma vitrine de aplicativos e sim uma plataforma completa de controle de distribuição de aplicativos assim como a Play Store da Google é. Você não verá grandes empresas fora do ecossistema Linux Desktop optando por outra coisa que não seja a Snap Store ou um pacote DEB, ou RPM.

Ademais, na documentação do Flutter, na seção sobre publicação de apps, só é levado em consideração a Snap Store como plataforma de publicação para aplicativos para Linux Desktop e não só isso como também é explicado como funciona a criação de um Snap, a publicação e de certa forma, as vantagens de usar a Snap Store como plataforma.