Estou na fase de transição do Windows para Linux e fazendo testes para ver se tudo que uso no windows vai ter funcionalidade no linux, hoje estou com problemas no acesso do google drive, fiz os testes com o Ubuntu 26.04 e Zorin 18.1.existe alguma maneira de usar o google drive.
Uso o google drive education e nesse caso não tenho como mudar o cloud.
Como estou em fase de transição, vi um post falando que o Debian esta com essa parte do Gdrive funcional, qual a opinião em relação a usabilidade vale a pena usar o Debian ?
Não existe um programa oficial do Google Drive para Linux, mas, existem várias opções que você pode testar para ver qual te atende melhor. Pesquise por Insync (pago), Syncthing, Overgrive e Rclone UI (todos grátis).
Um biblioteca muito importante para o funcionamento da integração nativa do GNOME com o GDrive estava sem manutenção há muito tempo e os desenvolvedores marcaram ela como insegura. Por conta disso, em algumas distribuições mais recentes o suporte aos serviços do Google é parcial.
Talvez distros mais antigas ainda funcionem, porém isso não elimina o fato de que a biblioteca não tem mais manutenção. Provavelmente um dos programas que citei antes são uma opção mais confiável no momento.
Vai nas configurações do sistema e procura contas online, se conecta normalmente a sua conta do google.
Aqui no Zorin depois de você se conectar quando você entra no gerenciador de arquivos aparece sua conta do google drive:
Agora e partir para outros app´s para poder ver se funciona tudo, a lista e grande, acho que o mais dificil por aqui vai ser convencer o pessoal a lagar o office. Consegui um SoftMaker Office Education e vamos continuar a batalha da migração.
Só tem uma desvantagem em utilizar o gdrive (google drive), não sincroniza todo o tipo de ficheiros pelo menos da minha experiência com ele, além de que não oferece suporte para Linux
Eu há cerca de 2 meses tou a usar o MEGA cloud, e esse sim, tem um vasto suporte para linux e espaço até 20 GB