Google Drive x Ubuntu 26.04 x Zorin 18.1

Boa Tarde a Todos,

Estou na fase de transição do Windows para Linux e fazendo testes para ver se tudo que uso no windows vai ter funcionalidade no linux, hoje estou com problemas no acesso do google drive, fiz os testes com o Ubuntu 26.04 e Zorin 18.1.existe alguma maneira de usar o google drive.

Uso o google drive education e nesse caso não tenho como mudar o cloud.

Como estou em fase de transição, vi um post falando que o Debian esta com essa parte do Gdrive funcional, qual a opinião em relação a usabilidade vale a pena usar o Debian ?

Agradeço o espaço aqui.

Sds, Ricardo

Salve, tudo bem contigo?

Não existe um programa oficial do Google Drive para Linux, mas, existem várias opções que você pode testar para ver qual te atende melhor. Pesquise por Insync (pago), Syncthing, Overgrive e Rclone UI (todos grátis).

Um biblioteca muito importante para o funcionamento da integração nativa do GNOME com o GDrive estava sem manutenção há muito tempo e os desenvolvedores marcaram ela como insegura. Por conta disso, em algumas distribuições mais recentes o suporte aos serviços do Google é parcial.

Talvez distros mais antigas ainda funcionem, porém isso não elimina o fato de que a biblioteca não tem mais manutenção. Provavelmente um dos programas que citei antes são uma opção mais confiável no momento.

:vulcan_salute:

Olá Ricardo, tente uma coisa.
Eu sei que no gerenciador de arquivos do Zorin OS funciona.

Vai nas configurações do sistema e procura contas online, se conecta normalmente a sua conta do google.
Aqui no Zorin depois de você se conectar quando você entra no gerenciador de arquivos aparece sua conta do google drive:

Não tenho certeza se no ubuntu funciona igual, mas você pode tentar.

Aqui uso o Expandrive há muito tempo. É free para uso pessoal, faz streaming de arquivos e é compatível com vários serviços de cloud.

Se você usar o Mint, você pode adicionar a sua conta google no sistema e o drive vai aparacer automaticamente no navegador de arquivos.

Espero ter ajudado.

:smiley:

Obrigado no Zorin funcionou muito bem.

Agora e partir para outros app´s para poder ver se funciona tudo, a lista e grande, acho que o mais dificil por aqui vai ser convencer o pessoal a lagar o office. Consegui um SoftMaker Office Education e vamos continuar a batalha da migração.

Obrigado

Só tem uma desvantagem em utilizar o gdrive (google drive), não sincroniza todo o tipo de ficheiros pelo menos da minha experiência com ele, além de que não oferece suporte para Linux

Eu há cerca de 2 meses tou a usar o MEGA cloud, e esse sim, tem um vasto suporte para linux e espaço até 20 GB

Que bom que deu certo, marque minha resposta como solução já que ajudou :smirking_face: