O Google docs era muito útil para mim pois tinha um documento padrão no qual apenas mudava o texto que queria mantendo cabeçalho , rodapé e a maior parte do texto sem alterações.
Ontem ele teve uma atualização para comparar documentos entre si.
Após está atualização não é mais possível copiar e colar com o mouse em arquivo formatado com caixas de texto. Só é possível fazer isto usando Ctrl+ v.
Sendo assim , a enorme redução no número de cliques que obtinha em relação ao Libre Office foi perdida e o Libre Office agora é para mim uma melhor opção em termos de ergonomia.
Quem digita muito como eu precisa pensar em minimizar o número de cliques de mouse e de toques de tecla para evitar LER-DORT.
Com o Google doc tinha uma melhor alternativa mas agora o melhor é o Libre Office.
E isto foi muito bom pois não tenho mais motivo para manter o Gsuite , que me serviu muito bem por mais de um ano.
Uso o Linux Mint e o Libre Office é padrão. Pretendo trocar pelo Ubuntu que tem um suporte melhor a minha impressora.
As vezes simplificar é melhor. E eu fui forçado a simplificar e de quebra vou ficar com uma mensalidade a menos.
E feliz por ter pago enquanto funcionava melhor.
Que coisa boa . E estou falando sério.
Que bom que o LibreOffice serviu como uma boa alternativa, mas eu não consegui entender qual o problema do GDocs. A remoção da opção de copiar/colar usando o mouse me parece fazer sentido, e o próprio sistema avisava para usar os atalhos antes.
È porque minha digitação é repetitiva e consistia em copiar um trecho de uma pagina web com dados e colar no google docs. Isto era feito centenas de vezes por dia. Quando se pensa em algo feito algumas vezes apenas não tem problema selecionar com o mouse e usar ctrl-c ctrl-v e depois voltar a mão ao mouse. Mas quando o mesmo movimento se repete centenas de vezes ao longo do dia estes pequenos movimentos a mais levam a tendinite e outras condições ortopédicas que eu estava desenvolvendo. Passei a usar suporte para os pés , mãos e punhos e uma cadeira melhor e melhorei das dores. Trata-se de melhorar a saúde evitando lesões por esforço repetitivo por centenas de movimentos repetitivos a mais em um dia.
Ah sim, entendi. Mas na teoria você não precisa tirar a mão do mouse para apertar “Ctrl V”.
Você é canhoto? Ou tem alguma dificuldade de movimentação nas mãos? Não estou sendo sarcástico e nem te sacaneando, juro, apenas porque é uma constatação interessante a que você colocou e que pode influenciar bastante em alguns casos.
Por exemplo, usar o Ctrl da direita junto com o V é bem complicado, e o da esquerda é pensado para se usar com a mão esquerda, que estaria no mouse. É algo que nunca havia pensado e que é uma falha grande no design geral dessa solução. Mesma coisa se a pessoa tiver alguma dificuldade para alcançar o “Ctrl esquerdo” e o “v” com a mesma mão (esquerda).
Explicar melhor… É estilo inserção automática de textos campos que você digita:
campo e preciona F3 e usa tab pra editar?
Se entendi bem, o esforço repetitivo no pulso é menor quando se usa os cliques do mouse ao invés de levantar a mão e esticar os dedos para o CTRL+C e CTRL+V.
PS:Já tive dores muito fortes no pulso quando jogava, chegando a ter que ficar vários dias sem poder jogar, ainda bem que parei de jogar antes de desenvolver algo grave. Minha prima teve que operar o ombro por causa disso, ela trabalha no banco.
Olá @DenisCampos,
Já pensou muito, mas muito bem se não existe uma forma de automatizar ainda mais esta tarefa de copia e cola (ctrl-c ctrl-v) que precisa fazer?
Digo isso, pois este tipo de tarefa é extremamente desgastante e é aquela história… ainda que seja por fins nobres, de trabalho, etc, saúde é algo precioso, único do ser humano, e que em geral se a gente perde algo no campo da saúde, os empregadores depois vão tranquilamente substituir a gente por outro humano ou uma máquina, ou um procedimento automatizado qualquer que surgir ou descobrirem em tecnologia… No fim a gente nunca ganha muito ao perder nossa saúde.
Sei que nem tudo dá para automatizar na vida e a tarefa que você desempenha, pelo que entendi, até já parece em parte automatizada, mas considere descrever e detalhar ela um pouco mais por aqui. O que exatamente faz, com que objetivo e finalidade, o resultado que precisa ter no final? Claro que detalhar com discrição, não precisa expor informações que sejam sensíveis, se for o caso. Detalhar para quem sabe não exista alguma alma generosa, com conhecimento para te ajudar a automatizar mais isso, se for possível.
Pelo que você descreveu não pude entender por completo as nuances da tarefa, pois você descreveu mais em termos gerais, não sei se o tipo de site que você pretende copiar a informação, se o trecho que você quer copiar de determinada página web é protegido de cópia por algum mecanismo do site, se tem como obter a informação em outra fonte, etc, então fica difícil de tentar ajudar sem saber os detalhes.
Na minha vida digital sempre parti de um princípio para não adoecer em meio as tarefas: humano só insere novas informações no digital se elas forem únicas e não constarem em formato digital. Uma vez que constem no digital, tem de estar em formato que permitam ser exportadas e automatizadas sempre e quantas vezes possível for para diminuir o desgaste humano. Sempre que vivi experiências parecidas na minha vida pessoal e profissional, procurei gastar o tempo que fosse preciso para desenvolver formas de automatizar este tipo de tarefa, ainda que me custassem horas extras fora do trabalho.
Para mim o melhor do ser humano é tentar usar seus conhecimentos para automatizar este tipo de tarefa, ainda mais este tipo de tarefa que exige precisão e repetição, que em geral costuma ser mais bem feito por procedimentos automatizados.
Mas realmente preciso reconhecer que não dá para automatizar tudo na vida e que também não consegui fazer isso em todas minhas tarefas, embora sempre tento, tanto quando possível for. Sem você detalhar muito bem a atividade que faz fica difícil saber se dá ou tem como automatizar ainda mais e como te ajudar.
@DenisCampos, talvez fosse interessante você investir em um mouse com mais botões, destes que se possa criar atalhos e scripts para os botões.
Talvez conseguisse “enganar” o Google docs.
Eu costumo usar muito o botão do meio para colar textos no Linux. Já tentou essa solução?
Bom dia pessoal.
Trabalho como médico psiquiatra e tenho que digitar o que o paciente fala em uma página web de um programa de prontuário eletrônico. Faço isto em caixa alta para minimizar o uso da tecla shift e também por padronização.
Depois que tudo está escrito uso script com macro para gerar textos padrão como pedidos de exames, por exemplo.
Como tudo foi padronizado em caixa alta todos estes script funcionam bem.
Na hora de gerar as receitas para imprimir tenho que copiar e colar o nome , o endereço , e a medicação que escrevi anteriormente no prontuário, no caso de pedidos de exame o texto gerado pelo script.
É está tarefa de copiar e colar que eu fazia somente com o mouse no Gsuite. Era a parte final do atendimento e é sempre diferente pois o nome , endereço e prescrição mudam a cada paciente e muitas vezes a cada consulta do mesmo paciente.
Até duas semanas atrás eu usava somente o mouse no Google docs mas o modo de edição de dados mudou e agora tem que ser com ctrl- v o que faria que eu tivesse mais esforço repetitivo.
Salvei os modelos de receituário do Google doc em .odf e abri no Libre Office.
São necessários mais cliques de mouse , mas uso um mouse padrão Logitech que tem teclas muito macias Fiquei satisfeito com o resultado obtido com o Libre Office.
Só quis criar o post para alertar da mudança e propor a solução a quem estiver como mesmo problema de LER-DORT, pois usando um programa nativo minimizei as dores que estava voltando a sentir.
Consegui resolver o problema com o Libre Office.
A gente sempre acha que o Libre Office é pesado , desajeitado , e geralmente as pessoas testam wps , onlyoffice, e outros programas , que já testei , mas para mim o Libre Office é que é o cara.
Obrigado pelas dicas de todos. Vou ver esta possibilidade de um mouse com mais botões.
A ideia de automatizar não funciona pois o texto muda para cada paciente a cada consulta.
Pior mesmo era quando usava prontuário eletrônico no Windows 10 que travava toda hora e que tinha as atualizações do Windows nos momentos mais inoportunos…
Valeu pessoal.
Legal que o Libre resolveu seu problema. Não tinha notado essas mudanças no Google Docs.
Esse assunto sobre LER/DORT eu gosto, pois sou fisioterapeuta hahaha Esses dias “descobri” um recurso no Google Docs que é muito óbvio, mas que eu não fazia ideia que existia. É possível digitar o texto inteiro por voz. Além de poupar esforço físico por digitação, é extremamente rápido e economiza muito tempo. Pena que em algumas situações de trabalho não é possível utilizar porque atrapalha o colega ao lado.
Olá @DenisCampos,
Ficou bem explicado e contextualizado. Anteriormente, estava pensando que era algo muito mais repetitivo e bem menos automatizado do que a realidade que foi descrita. Como neste seu último relato você também manifestou que:
Fico contente que tenha solucionado adequadamente o problema. Aliás, umas das coisas que mais gosto nesta questão toda de linux, programas de código-aberto, etc, é esta possibilidade das pessoas terem uma visão mais ampla da tecnologia e informática, saberem que não existe apenas um único software ou forma para resolver seus problemas, terem opções para escolher e, usando sua inteligência, escolherem dentre as ferramentas disponíveis independente se o código é aberto ou não, aquelas que melhor lhe atendam em suas atividades. Até uma próxima!