Google Chrome 109 troca código de segurança do cartão por biometria, aprimora videochamadas e mais!

O Google Chrome 109 chegou e está disponível para todos os sistemas operacionais, inclusive em smartphones, trazendo novidades interessantes, como a opção de substituir o código de segurança do cartão de crédito por biometria em compras online feitas pelo celular, entretanto, a função precisa ter suporte do banco e do site. Com isso, além da conveniência, há mais garantia de que a compra está sendo feita pelo dono do cartão. Selecionamos mais algumas novidades relevantes que chegaram com o Chrome 109.

Informações sobre malware em downloads

Ao iniciar o download de um arquivo que contenha algum malware, o Chrome costuma detectar o problema e parar o processo, isto ocorre há bastante tempo, mas agora estão sendo adicionadas informações sobre o que o agente malicioso é capaz de fazer, como no exemplo abaixo, feito pelo Google, onde um vírus que pode comprometer contas pessoais e sociais, como algum e-mail, foi detectado.

image
Fonte: Google

Lens

O Google está testando novos atalhos na página “nova aba”. Alguns usuários poderão encontrar um atalho do Lens no Chrome 109 que permite arrastar, copiar ou selecionar alguma imagem para pesquisar seu conteúdo.

Videochamadas aprimoradas

Web apps de videochamadas agora podem adicionar o recurso de Foco Condicional para o compartilhamento de tela, introduzido no Google Chrome 109. O navegador já possuía funções para transmitir apenas uma janela em uma transmissão de tela, evitando expor informações privadas do usuário. Agora, além disso, é possível também incluir um efeito de desfoque para destacar algum ponto específico da tela.

Barra de endereços mais poderosa

Agora, quando você confirmar ou rejeitar uma permissão de algum site, sua escolha aparecerá por quatro segundos no lugar onde fica o cadeado da barra de tarefas.

Notificações rejeitadas vs aceitas
Notificações rejeitadas vs aceitas. Fonte: Google

No menu que se abre ao clicar neste mesmo local da barra de endereços, foi adicionado um novo botão que traz mais informações sobre o site que está sendo acessado, incluindo própria descrição e trechos da Wikipedia.

Sobre esta página
Sobre esta página. Fonte: Google

O Google Chrome é o navegador mais popular! Qual você utiliza?

Fonte

1 curtida

O Edge também chegou ao 109 hoje.

1 curtida

Para mim a principal novidade da versão 109 foi eles finalmente ajustarem o scroll speed no Linux. Bem que podiam voltar atrás na questão do autoscroll tb, mas nem tenho esperanças…

1 curtida