Google adia a "morte" da WebStore

A Chrome Web Store, é uma loja de aplicativos e extensões para o Google Chrome. Lançada em dezembro de 2010, pouco mais de 2 anos após o lançamento do navegador Chrome, ela se tornou bastante utilizada, principalmente para instalar WebApps, um site que abre em uma janela separada a partir de um ícone no menu ou área de trabalho.

Se você utiliza o navegador Chrome a algum tempo, deve ter percebido que alguns sites ganham o botão “instalar” no final da barra de endereços, ou que é possível criar esses WebApps a partir do “menu” do navegador.

A Google anunciou em 2016 que os aplicativos da Web Store iriam ser eliminados em 2018 e bem, isso ainda não aconteceu. No início deste ano, a Google se comprometeu com um cronograma para encerrar o serviço, mas a empresa lançou recentemente um cronograma revisado, que estende as datas para o fim do serviço. As novas datas se devem aos feedbacks de clientes e parceiros que utilizam os serviços.

Embora a Chrome Web Store deixou de aceitar novos aplicativos em março deste ano, administradores corporativos ainda podem enviar novos aplicativos privados e não listados para a Web Store até que o suporte seja suspenso em julho de 2022.

Os aplicativos Chrome de outras plataformas que não sejam o Chrome OS estavam programados para morrer esse ano, mas o suporte foi estendido até 2021, e as organizações podem optar por estender o suporte até 2022.

Apenas os aplicativos irão sair, a Chrome Web Store continuará existindo para instalação de extensões, temas e complementos.

Você utiliza aplicativos da Chrome Web Store? O que achou dessa notícia? Deixe para gente nos comentários, confira nosso Feed RSS e até a próxima notícia, dica ou tutorial!

1 curtida