Sou novato no mundo Linux. Ontem decidi instalar o Ubuntu 18.04 no meu notebook e acabei me deparando com essa mensagem após reiniciar o notebook :
O que fazer ? Isso é normal ?
*Desculpe qualquer erro na criação do tópico. Esse é meu primeiro tópico no fórum.
Seja bem-vindo!
Sim, é normal. Se você tem dual boot (Windows Vista pelo visto), essa tela permite que você escolha qual sistema quer iniciar ou qual kernel Linux você quer usar (ali nas opções avançadas).
GRUB é o nome de um dos bootloaders do Linux, um dos mais famosos aliás, está tudo certo e normal, se quiser aprender mais sobre ele, tem um vídeo no canal: O que é Xorg, Wayland e GRUB? - Diolinux Explica - YouTube
Obrigado!
Eu tinha windows 10 nele ;/
E eu escolhi a opção de excluir tudo do disco e deixar só o ubuntu msm. Eu devo ter feito algo de errado…
Talvez o bootloader tenha entendido errado qual o sistema está instalado, ou ele tenha lido as informações do NTLDR do Windows. De toda forma, talvez ao selecionar a opção Windows, alí no final da lista, e pressionar a tecla “enter”, é possível que você acesse o seu antigo Windows 10.
Eventualmente essa pode ser uma entrada “morta” no GRUB e ao selecionar ela, não te leve a lugar nenhum, se for o caso, só reiniciando o computador mesmo.
A primeira opção dessa tela, carrega o seu sistema padrão, e geralmente ela é selecionada sozinha depois de alguns segundos, acho que 5 ou 10 segundos é o padrão. Tem como alterar isso se você quiser, ou até esconder essa tela, mas acho que como você é novato ainda, não vou te perturbar com isso agora, se isso for relevante para você em algum momento é só perguntar aqui no fórum.
Essa tela geralmente não aparece também em instalações UEFI onde somente um sistema está instalado, ou somente uma entrada é detectada, no exemplo seria se só o Ubuntu estivesse instalado, a tela geralmente não aparece. Ela passa a aparecer depois que existe uma grande atualização de Kernel no sistema, permitindo que você volte para edições antigas caso queira, expliquei isso nesse vídeo:
Mas pode ficar de boa, é normal ele aparecer, ele é seu amigo hehe
Abraços!
Irei dar uma olhada no vídeo. Muito obrigado por responder!
ps: Seu canal é muito bom. Parabéns!
Muito obrigado, aproveite as novas experiências!