Gnu Grub 2.04 travando (Dual Boot Ubuntu - Windows)

Tudo certo, pessoal? Então, recetemente fiz um dual boot com o Win10 e o Ubuntu 20.04. Porém o grub está congelando quando eu clico em alguma tecla. Se eu simplesmente deixar os segundos passarem pra entrar no ubuntu, entra normalmente. Porém se eu clicar ENTER ele trava. A mesma coisa se eu tentar escolher o Win 10. Eu sei que está tudo “certo” com windows porque assim que fiz o dual boot o grub não tava travando, eu conseguia escolher o window… Vou deixar um vídeo aqui mostrando o que tá rolando :confused:

Atualmente estou usando um SSD de 240 gb (100gb mais ou menos pra cada sistema)
Versão do grub: GNU GRUB 2.04
Ubuntu 20.04
Windows 10 (2004)
R5 3500x
Rx570

Desde já agradeço <3

Fui instalar o grub customizer e botei o windows como primeiro boot pra ver se tava tudo rodando bem nele, e sim está. Só que agora não consigo mais entrar no Ubuntu kkkkkkkkk meu deus…

Já aconteceu comigo algo semelhante. Eu mudei o mapa de teclado pra suportar acentuação mas daí o teclado parava de funcionar e não conseguia fazer mais nada no grub, só reiniciando e entrando na opção padrão para mudar as opções.

Não sei se tem ligação, mas vc pode tentar alterar como explicado em um vídeo do Kretcheu sobre o assunto.

2 curtidas

Meu deus vei… Você salvou minha vida hahahaha ainda não fiz o procedimento que tem no vídeo, mas sua resposta me fez trocar o teclado pra um americano que tinha aqui jogado. Voltou a funcionar imediatamente! Muito obrigadoooooooo!

2 curtidas

Só um adendo, tome muita precaução com o update 2004 do Windows 10, ele ta dando muitos bugs, a recomendação é tentar voltar uma atualização antes a dele. E se conseguir, reportar esse bug pro pessoal da MS nos fóruns oficias e tals.

1 curtida

Farei isso. Realmente, eu tive que instalar o driver Chipset pois a atualização não estava reconhecendo…