Gnome Web vs Chrome

Perguntei a um engenheiro da comunidade da Gnome e ele não sou me dizer, qual o motivo de tanta diferença entre em Chrome que por sinal, é o navegador mais pesado que existe!
ChromeWeb
GnomeWeb

Gnome Web, Midori e até mesmo o Falkon (Ex- QupZilla) ninguém usa de fato, por mais que venham aqui dois ou três gatos pingados… a comunidade opensurce tenta criar projetos, mas é difícil concorrer, e muitos deles nem a devida manutenção tem sido feita.

Quando uma distribuição envia a ISO com algum " Epiphany" da vida é mais por filosofia ou coesão de design que qualquer outra coisa; a grande maioria das distros envia o Firefox por padrão, mas me pergunto porque não enviar com o Chromium?

Sobre o Chrome, acho que não é certo dizer que Chrome é o navegador mais pesado que existe haha, o Chrome hoje em dia é um dos navegadores mais rápidos, ele também é bem eficiente quanto ao uso de memória.

• Aqui um vídeo do Diolinux sobre:

Sobre o tamanho dos programas, isso pode variar da forma como é compilado e empacotado para sua distribuição, no Flathub por exemplo, o tamanho do Chrome é 106.54 MiB enquanto o Gnome Web (aka Epiphany) é apenas 10.79 MiB (O tamanho final deles no seu sistema pode variar conforme o uso também). Ser menor ou maior não é uma certeza que diz se o programa vai usar menos recursos ou ser mais rápido.

Por que usar o Epiphany no lugar do Chrome? O Epiphany é desenvolvido pela comunidade do GNOME e é o navegador do projeto, ele se integra bem com o ambiente GNOME, ele é simples de usar e bem direto, ele é um navegador livre e de código aberto (ele é nosso).

“Ah mas eu posso simplesmente usar o Firefox que também tem código aberto…”

• Sim você pode! :laughing:

O Epiphany é seu e é nosso, o Chrome é feito pela gigante Google, o Chrome é deles e eles que decidem oque o navegador vai ou não ter e fazer.

:sweat_smile: Eu não acho legal criar essa luta de "Empresa gigante com dinheiro praticamente infinito VS Pessoas trabalhando em um projeto por contra própria sem ganhar dinheiro. Não é uma luta justa!

O GNOME Web tem suas limitações sim! Mas lembre, o projeto não tem muitas pessoas trabalhando 8 horas por dia todos os dias nele (o Google Chrome tem). Não é porque o GNOME Web faz menos coisas ou não é tão rápido e eficiente quanto os outros que ele é inútil, garanto que para muitas pessoas ele é o suficiente, se você não é uma dessas pessoas existem várias outras opções, você pode instalar elas!

A diferença é simples! Google Chrome é mais robusto, seguro, maior suporte a plataformas e extensões.

1 curtida

Tecnicamente o Chromium não é um Browser comercial/produto final e sim o browser-base para desenvolvimento de outros navegadores.