GNOME Software não consegue desinstalar pacotes no Debian Testing e no Ubuntu 22.04 LTS (GNOME 42)

Olá, pessoal! Tudo bem?

Recentemente instalei o Debian Testing (versão 12, Bookworm) em três computadores. Nos três estou tendo o mesmo problema com a GNOME Software: embora eu consiga instalar aplicativos e realizar atualizações normalmente, se clicar em removê-los, a loja afirma que não há pacotes para remover:

Esse problema ocorre apenas com pacotes .deb. Pacotes Flatpak podem ser instalados e removidos normalmente. Se eu usar o terminal para remover os pacotes .deb, tudo funciona normalmente, ou seja, a falha ocorre apenas na loja.

Será este mais um bug da GNOME Software? Alguém que esteja usando GNOME 42 está passando pelo mesmo problema?

Desde já, agradeço.

3 curtidas

espera um update

Sim, essa é a ideia, mas gostaria de uma confirmação do bug. :wink:

Dei uma olhada no GitLab da GNOME Software e não achei um report de bug tratando disso. Estou preenchendo um agora.

Isso ocorreu em três computadores diferentes e mesmo ao tentar remover os joguinhos do GNOME, que vêm instalados no sistema recém-formatado. Ou seja, parece ser um problema geral.

2 curtidas

Creio que você deveria reportar esse comportamento ao bugzilla do debian, até porque você está utilizando a versão testing
https://www.debian.org/Bugs/
Digo isso pois para você relatar um bug que ocorre em 3 instalações da mesma distro é meio vago, o problema tem que ser geral para ser reportado no gitlab do programa, no caso aí a gnome-software, é um pouco complicado pois cada distro implementa a gnome-software de forma diferente “por padrão” a gnome-software é utilizada junto com o PackageKit em sistemas não ostree, pelo menos da última vez que eu instalei o debian em uma vm a gnome-software utilizava a libapt ao invés do PackageKit isso pode estar interferindo no funcionamento ou conflitando se houver um processo do apt rodando em segundo plano.

4 curtidas

Obrigado pela explicação.

Eu já havia submetido o bug report ao GitLab da GNOME Software. Agora que submeti, irei aguardar a resposta por lá e, então, irei reportar também ao Debian. :wink:

1 curtida

Normal mano, é que no caso seu bug poder ser ignorado pela triagem de bugs do gitlab do GNOME por ser um problema não diretamente ligado a gnome-software em si, mas na dúvida o melhor a se fazer é reportar lá e ver se alguém se manifesta pois tem desenvolvedores de todas as distros.

1 curtida

Hoje está previsto o lançamento do Ubuntu 22.04 LTS. Sendo um derivado do Debian, o bug apareceu por lá também, e meu report foi listado e confirmado: Bug #1969303 ""No package to remove” error when attempting to un... : Bugs : snap-store-desktop

Report: Unable to remove .deb packages on Debian Testing (#1720) · Issues · GNOME / gnome-software · GitLab

Afeta tanto a GNOME Software quanto a Snap Store. Os desenvolvedores estão trabalhando para resolver isso.

3 curtidas

estou com o mesmo problema. Instalei ela no ubuntu 22.04 e acontece a mesma coisa de erro ao tentar desinstalar um pacote. Você conseguiu resolver? abraços

Conforme explicado anteriormente, é necessário aguardar a correção do bug, que foi confirmado. Não há nada que possamos fazer. :wink:

O bug afeta tanto a GNOME Software quanto a Snap Store.

1 curtida

Ao que tudo indica, já corrigido.

1 curtida

O bug foi realmente corrigido na Snap Store do Ubuntu 22.04 LTS. Logo a correção deve alcançar todas as distros derivadas, bem como a GNOME Software. :slight_smile:

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.