Gnome - Qual distribuição tem o gnome mais puro

Ola galera, tudo beleza?

Devido ha uns varios problema que tive com meu KDE, resolvi voltar ao gnome, e queria saber de vocês qual distribuição oferece um gnome puro sem muito aplicativos instalados, pensei em usar o ubuntu minimal, mas não sei se daria para instalar um gnome-session puro sem vim com aquelas tranqueira que a canonical fez com o gnome do ubuntu.

de cara, me vem apenas fedora e debian como possiveis candidatas, manjaro tbm tem o gnome customizado e sendo sincero não me agradou nenhum pouco aquilo.

Se alguém puder me dar dicas e falar sua opinião ficarei super agradecido.

O Ubuntu minimal é bem interessante, você monta a distro do zero. E pra instalar o Gnome puro, basta um sudo apt install gnome-session, ele vai instalar o Gnome sem os lero-leros. Não recomendo o Debian se for iniciante, você pode quebrar o sistema e nem saber o motivo.

1 Curtida

O Fedora tem um Gnome muito próximo ao Vanila, mas não sei se chega a ser o mais próximo possível :thinking:

O gnome do arch é outra opção e se der uma customizada nele fica ainda melhor. Finalizei agora a pouco uma instalação do arch/gnome na VM, no lugar de instalar o gnome na opção padrão, removi os seguintes pacotes: cheese epiphany gnome-contacts gnome-dictionary gnome-getting-started-docs gnome-keyring gnome-maps gnome-remote-desktop gnome-user-docs orca rygel simple-scan vino yelp

Instalei os restantes dos pacotes do grupo gnome, com exceção desses ai, ficou puro, acho que ainda mais que o fedora workstation, da pra enxugar ainda mais o gnome no arch, mas pra mim, essa configuração pura do gnome tá boa.

Pode usar o fedora *silverblue se não se importar com tamanho, é praticamente o lendário GnomeOS

essa que era minha duvida, vou fazer um teste com ela

já usei eles algumas vezes, no começo quebrei, mas já virei amigo do debian, mas ainda não é minha favorita.

já testei o fedora uma vez, e gostei do sistema, mas a minha pergunta é, suporte a algumas programas, ele tem um bom leque?

Arch ainda não é para mim, ainda não tenho um nivel tão avançando e não conheço tão bem o linux quanto eu gostaria para me aventurar nesse mundo.

Quando você diz Tamanho quer dizer com espaço ocupado no HD?
Se sim, porque ele tem muitos pacotes e programas pré-instalados?

1 Curtida

Pop!OS é um sistema que tem o gnome puro.

não consegui fazer funcionar o pop_OS!.

Bugava a resolução toda, mesmo baixando a versão para nvidia.

tenho uma gtx 550TI, talvez a versão nvidia deles não tenha o driver 390

Isso

Não, desculpa mas eu errei o nome, o correto seria Silverblue, o ostre cria uma cópia inteira do sistema

GNOME mais puro com uma boa seleção de pacotes basicos = fedora, só vem o Firefox e o libreoffice fora isto, seleção de pacotes básicos do GNOME, porém músicas é substituído pelo rhythmbox e o Firefox substitui o Web, o GNOME é composto por módulos, logo não existe um GNOME padrão, digo pois testei várias e a seleção de pacotes mais coerente está no fedora, tem-se tudo que precisa sem duplicar pacotes.

1 Curtida

Vou testar o fedora workstation mesmo por hora, o silverblue parece meio limitado pelo que pude ver, e parece que não vai me atender

Sim experimente, mas não vá com conceitos de outras distros, o fedora é como é entregue, somente com software livre, o que você faz depois é por sua conta, e as possibilidades são enormes.
Talvez por isto não existam muitas distros derivadas dele, é só explorar.

Única coisa que preciso é que rode um servidor web ( apache + PHP + mysql) rodando isso para mim está bom, além da steam para alguns jogos nativos linux

Então vá tranquilo, em matéria de PHP acho que o repositório Remi é o mais completo, não uso PHP mas ele mantém diversos pacotes.
https://rpms.remirepo.net/
Blog
https://blog.remirepo.net/post/2019/10/10/PHP-version-7.2.24RC1-and-7.3.11RC1

Para saber o que está acontecendo o Planet Fedora é uma boa, lógico que existem outros lugares mas aqui é o Feed.
http://fedoraplanet.org/

Complementando:
Planet GNOME também, une o útil ao agradável.
https://planet.gnome.org/
Fedora Magazine


Fedora Docs
https://docs.fedoraproject.org/en-US/docs/
Pacotes koji, caso precise solucionar um problema, aqui você vai encontrar versões mais antigas ou atualizações de pacotes RPM para diversas versões do Fedora.
https://koji.fedoraproject.org/koji/builds
Nightly Builds para baixar imagens de teste.
https://www.happyassassin.net/nightlies.html
Fóruns
https://fedorabr.org/

https://forums.fedoraforum.org/forum.php
Tutoriais e referencias acesse o @fastos2016 que tem muita coisa útil, blog e canal do youtube do nosso amigo Renato Araújo aqui do fórum.

Abraços e boa sorte, qualquer coisa pode chamar que estaremos por aqui, não somos muitos mas sempre estaremos dispostos a ajudar.

Se houver mais links, que esqueci me desculpem peguei um apanhado do que acompanho.

3 Curtidas

Obrigado pelas informações, vou testar pelos próximos 30 dias e ver se me dou com o sistema

1 Curtida

Em caso de dúvidas chama “nóis” aqui no fórum que ajudaremos no que for possível.

2 Curtidas

Pode deixar, qualquer dúvida peço ajuda aqui, valeu!!

Bacana, ter novas fontes de pesquisas ajudam bastante! Agora, uma dúvida que sempre tive sobre o repositório koji, tem algum problema adicionar o repositório dele a gnome software?

Achei um post daquela baby wogue ensinando a adicionar o repo koji no fedora, no caso adicionei o rawhide, pois é a versão de testes na vm, adicionou sem problemas, agora os updates do fedora usam o repo koji ao invés do fedora padrão.

Mas no post fala que só deve usar o koji pra atualizar algum pacote em específico, pois as chances de quebrar o sistema são grandes. O que vcs acham, só habilito o repo koji pra atualizar determinado pacote em que o repo fedora o pacote em específico esteja desatualizado?

Ou no lugar de adicionar o repo koji baixo o .rpm específico que quero atualizar e faço manualmente?

Utilize o padrão, só pegue do koji o que for necessário e depois desabilite, sim pode acontecer algo grave, mas normalmente a diferença do koji para o test-updates é pouca as vezes no máximo 2 dias.
Ah! E baby Wogue/Dora é um cara Alex Diavatis.

Fiz isso, só ativei para atualizar um pacote específico, em seguida desabilitei o mesmo. Mantê-lo desativado é melhor, tentei instalar o qbittorrent dele, não foi, dava erro dizendo que não era compatível, usei o padrão e foi de boas.

Agora em relação ao baby wogue, sério que é homem? Com aquela voz jurava que era mulher, nunca pensei que fosse homem, mas ele faz um trabalho fantástico na divulgação sobre infos do gnome/kde