Devido ha uns varios problema que tive com meu KDE, resolvi voltar ao gnome, e queria saber de vocês qual distribuição oferece um gnome puro sem muito aplicativos instalados, pensei em usar o ubuntu minimal, mas não sei se daria para instalar um gnome-session puro sem vim com aquelas tranqueira que a canonical fez com o gnome do ubuntu.
de cara, me vem apenas fedora e debian como possiveis candidatas, manjaro tbm tem o gnome customizado e sendo sincero não me agradou nenhum pouco aquilo.
Se alguém puder me dar dicas e falar sua opinião ficarei super agradecido.
O Ubuntu minimal é bem interessante, você monta a distro do zero. E pra instalar o Gnome puro, basta um sudo apt install gnome-session, ele vai instalar o Gnome sem os lero-leros. Não recomendo o Debian se for iniciante, você pode quebrar o sistema e nem saber o motivo.
O gnome do arch é outra opção e se der uma customizada nele fica ainda melhor. Finalizei agora a pouco uma instalação do arch/gnome na VM, no lugar de instalar o gnome na opção padrão, removi os seguintes pacotes: cheese epiphany gnome-contacts gnome-dictionary gnome-getting-started-docs gnome-keyring gnome-maps gnome-remote-desktop gnome-user-docs orca rygel simple-scan vino yelp
Instalei os restantes dos pacotes do grupo gnome, com exceção desses ai, ficou puro, acho que ainda mais que o fedora workstation, da pra enxugar ainda mais o gnome no arch, mas pra mim, essa configuração pura do gnome tá boa.
GNOME mais puro com uma boa seleção de pacotes basicos = fedora, só vem o Firefox e o libreoffice fora isto, seleção de pacotes básicos do GNOME, porém músicas é substituído pelo rhythmbox e o Firefox substitui o Web, o GNOME é composto por módulos, logo não existe um GNOME padrão, digo pois testei várias e a seleção de pacotes mais coerente está no fedora, tem-se tudo que precisa sem duplicar pacotes.
Sim experimente, mas não vá com conceitos de outras distros, o fedora é como é entregue, somente com software livre, o que você faz depois é por sua conta, e as possibilidades são enormes.
Talvez por isto não existam muitas distros derivadas dele, é só explorar.
Única coisa que preciso é que rode um servidor web ( apache + PHP + mysql) rodando isso para mim está bom, além da steam para alguns jogos nativos linux
Então vá tranquilo, em matéria de PHP acho que o repositório Remi é o mais completo, não uso PHP mas ele mantém diversos pacotes. https://rpms.remirepo.net/
Blog
Para saber o que está acontecendo o Planet Fedora é uma boa, lógico que existem outros lugares mas aqui é o Feed. http://fedoraplanet.org/
Complementando:
Planet GNOME também, une o útil ao agradável. https://planet.gnome.org/
Fedora Magazine
Bacana, ter novas fontes de pesquisas ajudam bastante! Agora, uma dúvida que sempre tive sobre o repositório koji, tem algum problema adicionar o repositório dele a gnome software?
Achei um post daquela baby wogue ensinando a adicionar o repo koji no fedora, no caso adicionei o rawhide, pois é a versão de testes na vm, adicionou sem problemas, agora os updates do fedora usam o repo koji ao invés do fedora padrão.
Mas no post fala que só deve usar o koji pra atualizar algum pacote em específico, pois as chances de quebrar o sistema são grandes. O que vcs acham, só habilito o repo koji pra atualizar determinado pacote em que o repo fedora o pacote em específico esteja desatualizado?
Ou no lugar de adicionar o repo koji baixo o .rpm específico que quero atualizar e faço manualmente?
Utilize o padrão, só pegue do koji o que for necessário e depois desabilite, sim pode acontecer algo grave, mas normalmente a diferença do koji para o test-updates é pouca as vezes no máximo 2 dias.
Ah! E baby Wogue/Dora é um cara Alex Diavatis.
Fiz isso, só ativei para atualizar um pacote específico, em seguida desabilitei o mesmo. Mantê-lo desativado é melhor, tentei instalar o qbittorrent dele, não foi, dava erro dizendo que não era compatível, usei o padrão e foi de boas.
Agora em relação ao baby wogue, sério que é homem? Com aquela voz jurava que era mulher, nunca pensei que fosse homem, mas ele faz um trabalho fantástico na divulgação sobre infos do gnome/kde