Gnome não salva configuração dos monitores

Olá, a todos !
Tenho uma placa de vídeo Nvidia, e nela estão conectados dois monitores, um da Positivo 1360 X 760 e outro da AOC , 1366x 760. Sendo o da Positivo conectado entrada RGB e o AOC na entrada HDMI.
O motivo por estar escrevendo aqui é que o Gnome não salva a posição dos monitores, toda vez que eu vou ligar o segundo monitor (Positivo), tenho que ir em configurações e mudar a posição dos monitores.
Para uma melhor visualização do problema:
Considere o Monitor da Positivo como sendo o nº 2 e o da AOC sendo o nº 1
Toda vez que eu ligo o monitor digitando Ctrl + P , na configuração no Gnome
está assim: 1 e 2
Sendo que na minha mesa está assim:
2 e 1
O que eu faço ?
Agradeço desde de já pela ajuda e pela atenção, bem como pelo espaço.

2 curtidas

Olá @Michael_Douglas :wave:t2:

Nossa, esse problema ainda está “haunting” usuários? Quando eu usava o Ubuntu com uma GTX 650 e outra GTX 1060 6gb esse bug estava sendo “tracked” na época.

Aqui mostra o Status do bug, confirmed and high.

Aqui alguns comentários sobre.

Esta foi a pesquisa rápida que fiz, mas estou procurando se tem a resolução.

:pray:t2:

3 curtidas

Quando usava o Ubuntu com GNOME acontecia isso as vezes, eu costumava reinstalar o driver da Nvidia e tudo voltava ao normal. Geralmente acontecia isso quando atualizava o Kernel.

2 curtidas

você vai provavelmente conseguir resolver este problema configurando um arquivo etc/X11/xorg.conf, pode ser via painel de configuração da NVIDIA, você só vai ter de iniciar ele como root para salvar as mudanças no Xorg. Tente sem desativar a autoconfiguração do GNOME, e se não der:

gsettings set org.gnome.settings-daemon.plugins.xrandr active false

Esse quickfix que estou te sugerindo tem suas desvantagens o monitor precisa estar presente no boot e monitores conectados posteriormente não serão detectados automaticamente, você terá de usar o xrandr para adicionar e configurar manualmente. De resto é uma sugestão, como não uso o GNOME não sei se vai funcionar, se puder deixe seu feedback.

2 curtidas

Olá @Michael_Douglas além das soluções já propostas, uma forma de contornar esse problema é mudando a ordem das portas na qual os monitores estão conectados. Por padrão, a busca por conexões é feita na seguinte ordem: VGA, DVI, HDMI, DisplayPort.

Então, enquanto o bug não é corrigido, se for viável para você, apenas mude a ordem das portas e provavelmente este problema deixará de te incomodar.

:vulcan_salute:

1 curtida