Olá pessoal.
Novamente eu aqui sempre “incomodando”. Eu costumo hibernar muitas vezes o meu computador ( devido ao fato dele ser muito gastador de energia e não querer ficar ligando e desligando). Noto que após hibernar algumas vezes, parece que o Gnome não recoloca o que foi deixado no HD para a memória RAM, resultando em grandes lentidões. Só depois de fechar alguns aplicativos que volta ao normal.
Isso ocorre também com vocês?
Eu desconfio que a hibernação salva apenas a memória efetivamente usada, sendo então descartada toda informação de caches.
Se for isso, pode apresentar uma lentidão assim que volta da hibernação porque arquivos que estavam em cache precisam ser carregados novamente.
Ah, pra complementar quem gerencia esse processo é o kernel. O gnome seria apenas mais um programa pro kernel congelar e salvar conteúdo de memória.
2 curtidas
O engraçado é que logo quando volta não ocorre lentidão. Após a volta, a swap vai ganhando expressividade, passando da RAM, mesmo a RAM com mias da metade livre. Devido a isso, acho que está havendo algum erro no gerenciamento.
Falaram-me que esses Ryzen de primeira geração estavam dando problemas com o Linux. Não sei se procede. Eu tenho GPU e processador da AMD. É uma máquina relativamente potente, mas ando tendo uma experiência não muito agradável tanto no kernel 5.4( Pop!_Os, me corrija se estiver errado) quanto agora no 5.7.14 ( Fedora)
Eu tenho um ryzen de primeira geração e o problema que deu era travamento quando ocioso.
Já sobre a memória precisa investigar mais. Alguns comandos úteis:
Investigar quem está usando o cache e e ordena pelo tamanho dele:
slabtop -s c
Descartar cache:
- Descartar PageCache:
sync; echo 1 > /proc/sys/vm/drop_caches
- Descartar dentries e inodes:
sync; echo 2 > /proc/sys/vm/drop_caches
- Descartar PageCache, dentries e inodes:
sync; echo 3 > /proc/sys/vm/drop_caches
Para tirar todo conteúdo do swap, desative-o e ative-o:
swapoff -a && swapon -a
Quando apresentar o problema, veja quem está usando mais, limpe o cache com opçao 3, desative e reative o swap, veja de novo a utilização dos caches e veja se resolve.
Não é exato o assunto mas ajuda a entender. Como já dito é o Kernel que gerencia a memória.
Não deixo hibernar. Desligo mesmo. Até pra economizar energia.