Olá, boa tarde!
Tem tempo q estou “planejando” minha migração pro Linux, e até tenho tido muita ajuda do pessoal por aqui. Tinha já decidido pelo Linux Mint por eu ser iniciante, e por ser estável.
Porém, hoje instalei o Manjaro Gnome numa VM pra “testar” e acho q apaixonei no Gnome. Já tinha testado o Pop_OS, mas achei o Gnome do Manjaro muito polido e bonito.
Algumas dúvidas, sendo algumas técnicas e algumas mais pessoais:
- Sou iniciante no Linux, mas considero ter certa aptidão tecnológica, e msm sabendo q posso ter dificuldade com o Manjaro por ser novo, acho q daria conta. Seria recomendável começar de cara por ele ou é melhor pegar algo mais fácil?
- Tem como iniciar algum app da barra de apps igual ao Windows (Cinnamon tb é assim), apertando Super + “número da barra” que não envolva mexer com script? (Ex: primeiro app da barra, apertar Super + 1). Eu sinto muita falta desse atalho no Gnome, e um dos motivos de ir de Mint foi essa função.
- No Manjaro quando abro algum app, a barra de apps “some”, e só aparece se eu voltar pro desktop, clicar em atividades ou apertar Super. Tem como fazer ela “subir” com algum programa aberto, para abrir por cima por exemplo? Não acho tão prático toda vez apertado Super e ter q usar o mouse pra clicar no programa q quero…
É isso. Desculpem as postagens frequentes, mas sou detalhista, e queria uma transição mais “segura”, porque meu computador acaba sendo minha fonte de trabalho e lazer muitas vezes, e quanto menos problema, melhor kkkkkkk