Gnome e KDE Plasma no mesmo usuário?

Olá pessoal. Atualmente uso o Gnome que vem por padrão com o Pop_OS! e gostaria de testar o KDE, na verdade, inclusive cheguei a instala-lo, entretanto tive diversos problemas, como icones não carregando, dolphin não carregava direito, aplicativos exclusivos do KDE aparecendo no Gnome, até mesmo travamentos. Resumindo uma interface gráfica estava interferindo na outra, acredito que o motivo seja porque usei o mesmo usuário para ambas, no final acabei desinstalando o KDE. Minha dúvida é se é possível usar as duas interfaces gráficas no mesmo usuário, sem que uma interfira com a outra. Cheguei a fazer a mesma pergunta no reddit do pop_os mas aparentemente não me entenderam e não é porque falo português :sweat_smile:

3 curtidas

@Alexandre_A11 seja bem-vindo a comunidade Diolinux Plus :wave:t2:

Eu penso que usar 2 DEs (Gnome e KDE) no mesmo Sistema Operacional (Distro) é a mesma coisa que ter um “carro com 2 volantes” vamos ter problemas para dirigir eles.
Oque eu penso como sugestão seria usar uma espécie de container, por exemplo uma VM com outra DE. Tipo a principal pode ser com o Gnome e a VM (Virtual Machine) com o KDE e configurar uma para enxergar a outra, podendo arrastar, copiar e colar as coisas, com se fossem 2 janelas diferentes. Acredito que da para fazer isso.

Vamos aguardar mais opiniões do pessoal. Eles podem ter mais sugestões interessantes e soluções também :smiley:

:pray:t2:

2 curtidas

Minha opinião, como vc já experimentou, em algum momento as config vão interferir um no outro. O menos pior é usar um usuário para cada DE.

Mas ainda assim o seu sistema estará cheio de libs qt/gtk etc, aumentando a chance de alguma quebra em update’s futuros (as vezes apenas conflitos chatos para se resolver via CLI) pode ser que não aconteça nada, mas a chance é maior quando se está usando um sistema não testado ou muito modificado.

O ideal seria um sistema baseado em Ostree, onde cada deploy é de um sistema/DE diferente. Ainda assim teria que separar um usuário para cada DE. Mas quem desenvolve o KDE não pensa que o usuário vai usar o GNOME ao lado e vice versa…

4 curtidas