Gnome diz adeus ao X11?

Emmanuele Bassi, desenvolvedor atuante no Gnome, sugeriu que o próximo grande lançamento do Gtk 5 abandone o suporte ao X window. Se a idéia vingar, vai acelerar a adoção do Wayland.

O sistema X window é muito antigo e não está vendo grandes mudanças. Se essa ideia ganhar força, pode até ocorrer um fork do Gtk, como aconteceu quando o GNOME 3 foi lançado. O novo desktop desagradou tantos usuários que o desenvolvedor argentino Perberos fez um fork do GNOME 2 e criou o MATE.

Se for o canto da sereia para o X11, há tempo para respirar: o Gtk 5 não é iminente. Outros desktops estão em processo de mudança para aversão 4, adotando a versão 40 do Gnome, e muitos aplicativos são desenvolvidos em torno da Gtk, como Firefox, Google Chrome e LibreOffice.

Embora tenha quase 40 anos, o X11 ainda funciona, embora muitos dos recursos não sejam relevantes para a maioria dos usuários. E o X12 mal entrou nos estágios de planejamento.

E você, o que acha?

FONTE: aqui

5 curtidas

bah, será que até lá vamos ter tudo em ordem? Acho arriscado abandonar se não tiverem terminado coisas fundamentais como suporte a calibração de cores e tal.

3 curtidas

Essa é a tendência, o pessoal ir abandonando o X11, pois o projeto Xorg anda meio devagar no processo de atualização. O wayland está mais moderno e ficando bastante arrojado.
Só que abandonar o X11 é um passo ousado, temo que possa dar problema.

Exatamente, pouco se fala sobre isso, mas a indústria visual profissional ainda não tem como adotar o wayland por padrão justamente devido a este fator: suporte e calibração de cores. Um feature crucial ainda mais se pensar mídia impressa, o erro na produção de um catálogo que contém tipo fotos elaboradas com variações especificadas no gamut de cores vai pro saco…
Nisso está em estágios “baby steps” os primeiros itens nesse passo só começaram entrar em patchs agora em 2022 e até que tomem como estável e funcional de forma wide ainda vai levar um tempo (apesar de que está ocorrendo rápido).

2 curtidas

Bem isso é mais um processo natural, Wayland esta caminhando muito bem, varias DEs já começaram a suportá-lo pelo menos de forma inicial e até mesmo a Nvidia esta trazendo um suporte mais adequado para o mesmo. Não vejo espaço para o X11 no futuro e a lendo mais GTK 5 ainda está bem longe e tem muita coisa para acontecer ainda.

2 curtidas