Gnome congelando apenas com Brave e vscode aberto

De uns dias pra cá venho tendo um problema chato no Manjaro Gnome aqui, meio que do nada ele congela tudo. Começa do nada com o cursor lento, até que congela, fica uns segundos assim até que ele destrava.

Em um desses travamentos consegui abrir o Monitor do Sistema assim que começou a destravar, e vi que o consumo de RAM e CPU tinha explodido, porém os softwares que estavam abertos nunca iriam consumir tanta RAM, estavam abertos apenas o Brave e o vscode, que normalmente gastam 45% de RAM e de CPU uns 30% nos seus picos.

Isso está sendo muito incomodo, acontece com mais alguém? Existe alguma coisa que possa fazer para descobrir o que está causando isso?

2 Curtidas

Esse tipo de debug costuma ser trabalhoso e levar tempo. Eu começaria testando outras versões desses softwares como flatpak ou snap e também as releases diferentes.

:vulcan_salute:

2 Curtidas

Acontece muito isso com muitas pessoas.
Gnome é mesmo assim…

2 Curtidas

Porque não tenta outra interface, como KDE ou Cinnamon?

1 Curtida

Irei tentar, creio que seja algo com navegadores baseados no Chromium, daí vou ver qual versão do pacote está instalada para instalar outra. Obrigado.

Estranho, uso o Gnome a anos e é a primeira vez que me acontece. Fora ele eu usei bastante o LXDE e um pouco o Cinnamon.

Eu uso ele por praticidade e conhecimento, conheço bem mais que o restante. Vou fazer alguns testes para ver se me adapto a outro e migrar.

Disse aquilo porque infelizmente não é o primeiro a queixar-se de lentidão e travamentos do Gnome aqui no fórum.

Outro ponto, não sei aí onde você mora mas aqui em São Paulo está um calor dos infernos, é possível que o problema esteja relacionado à aquecimento também.

:vulcan_salute:

Gnome é muito bom kkkkkkkkkkkk

Faça o teste utilizando um aplicativo de cada vez, e veja qual deles está causando o problema, aqui utilizo o chromium normalmente, esse consumo excessivo não é normal, se possível faça um teste com a pesquisa desativada, durante o desenvolvimento do 3.33 ví algo acontecendo com o gnome-photos ao indexar o processamento chegava quase a 100%, este problema já foi corrigido.

Olha… se explodiu você com certeza fez algo…

Não tava num loop infinito?

VSCode roda no webview, é feito em Electron, então o consumo de RAM é altíssimo, e nossos queridos navegadores são navegadores afinal…

Quantos GB de RAM você tem?

1 Curtida

Tenho esse mesmo problema, pior ainda foi no Linux Mint Cinnamon. Quando me acontece isso tenho que desligar o notebook na marra.

Tenho 8GB de RAM, o que normalmente estava aguentando de boa. Sempre no mesmo uso ficava uns 6GB no máximo sendo usados .

Hoje fiquei esperto e quando começou a travar o cursor eu abrir o monitor, vi que é o Brave que tá cagando tudo, eu estava com 6 aba simplessi abertas e o Slack no PC. E de repente a memória tava lotada, estranho o Brave gastar tanta RAM assim.

Todavia viu mudar de distro infelizmente, o Arch tem uma incompatibilidade com o meu notebook, o wi-fi fica caindo direto e isso me atrapalha demais no trabalho. Daí estou indo para o Mint fazer alguns testes, porque esse problema que sempre tenho com distro baseada em Arch me complica muito. Embora o Arch seja minha distro favorita

Tenta usar XFCE, seja no Mint ou no Debian, tanto faz.

Mas seus 8 Gb vão render muito mais.

1 Curtida

A solução pra esse problema está aqui:

Eu sempre tive esse tipo de problema com a implementação GNOME do Manjaro, tanto que esses problemas desapareceram quando eu passei a usar o Fedora. A Distro que eu mais utilizei foi o Manjaro, mas a minha recomendação é que você prefira a versão mínima do Manjaro KDE, pois foi com esta versão que eu tive a melhor experiência com o Manjaro mesmo eu sendo um amante do GNOME.

Esse tempo de freezing é o tempo da memória RAM ser descarregada na Swap, deve ter algum programa em loop, se estiver desenvolvendo algum app no VSCode pode ser até algum loop infinito nele.

Aqui eu uso essa extensão na minha top bar e uso como o velocimetro de carro, para nunca passar do limite, abro duas instâncias do Chrome, 2 instâncias do VSCode, e uma VM do VirtualBox de boa e tento sempre ficar dentro do limite de RAM.

Vitals - GNOME Shell Extensions