De uns dias pra cá venho tendo um problema chato no Manjaro Gnome aqui, meio que do nada ele congela tudo. Começa do nada com o cursor lento, até que congela, fica uns segundos assim até que ele destrava.
Em um desses travamentos consegui abrir o Monitor do Sistema assim que começou a destravar, e vi que o consumo de RAM e CPU tinha explodido, porém os softwares que estavam abertos nunca iriam consumir tanta RAM, estavam abertos apenas o Brave e o vscode, que normalmente gastam 45% de RAM e de CPU uns 30% nos seus picos.
Isso está sendo muito incomodo, acontece com mais alguém? Existe alguma coisa que possa fazer para descobrir o que está causando isso?
Esse tipo de debug costuma ser trabalhoso e levar tempo. Eu começaria testando outras versões desses softwares como flatpak ou snap e também as releases diferentes.
Outro ponto, não sei aí onde você mora mas aqui em São Paulo está um calor dos infernos, é possível que o problema esteja relacionado à aquecimento também.
Faça o teste utilizando um aplicativo de cada vez, e veja qual deles está causando o problema, aqui utilizo o chromium normalmente, esse consumo excessivo não é normal, se possível faça um teste com a pesquisa desativada, durante o desenvolvimento do 3.33 ví algo acontecendo com o gnome-photos ao indexar o processamento chegava quase a 100%, este problema já foi corrigido.
Tenho 8GB de RAM, o que normalmente estava aguentando de boa. Sempre no mesmo uso ficava uns 6GB no máximo sendo usados .
Hoje fiquei esperto e quando começou a travar o cursor eu abrir o monitor, vi que é o Brave que tá cagando tudo, eu estava com 6 aba simplessi abertas e o Slack no PC. E de repente a memória tava lotada, estranho o Brave gastar tanta RAM assim.
Todavia viu mudar de distro infelizmente, o Arch tem uma incompatibilidade com o meu notebook, o wi-fi fica caindo direto e isso me atrapalha demais no trabalho. Daí estou indo para o Mint fazer alguns testes, porque esse problema que sempre tenho com distro baseada em Arch me complica muito. Embora o Arch seja minha distro favorita
Eu sempre tive esse tipo de problema com a implementação GNOME do Manjaro, tanto que esses problemas desapareceram quando eu passei a usar o Fedora. A Distro que eu mais utilizei foi o Manjaro, mas a minha recomendação é que você prefira a versão mínima do Manjaro KDE, pois foi com esta versão que eu tive a melhor experiência com o Manjaro mesmo eu sendo um amante do GNOME.
Esse tempo de freezing é o tempo da memória RAM ser descarregada na Swap, deve ter algum programa em loop, se estiver desenvolvendo algum app no VSCode pode ser até algum loop infinito nele.
Aqui eu uso essa extensão na minha top bar e uso como o velocimetro de carro, para nunca passar do limite, abro duas instâncias do Chrome, 2 instâncias do VSCode, e uma VM do VirtualBox de boa e tento sempre ficar dentro do limite de RAM.