Gnome Boxes no OBS

Oi gente!

A pedido de uns amigos, e por vontade minha de ensinar como instalar Linux, lidar com tecnologia etc., queria abrir um canal no YT, mas precisava ver como gravar a tela do Gnome Boxes, que é um VM muitíssimo mais fácil de usar que quaisquer outras. Só que no OBS ela não aparece como fonte, o OBS detecta (quase) tudo o que tenho aberto menos coisas como o PAMAC, o Nautilus e o Boxes. Alguma ideia do que fazer?
Segue print do que o OBS detecta (sendo que tem mais coisa aberta aqui):

Estranho, aqui ele está reconhecendo o Boxes tanto no X11 quanto Wayland, quais outros app’s ele não está reconhecendo?

O PAMAC, o Nautilus, o Pulse Effects (dos que estão abertos)

só os gtk3 apps que ele não pega?

Acho que sim… e na escolha de fontes o meu aparece XComposite e não Wayland… poderia ser algo sobre eu estar no Wayland e não no XOrg?

não, é normal o OBS padrão só mostra estas opções no Linux, eu uso o OBS do flathub-beta na qual tem um dev desenvolvendo plugins para gravar no wayland…

1 curtida

Ah, então o problema é estar em Wayland mesmo. As soluções seriam:

  • Baixar um OBS experimental, ou…
  • Gravar em XOrg
    É isso?

creio que sim

No AUR tem um plugin chamado obs-xdg-portal-git que fala algo em rodar sob Wayland… será que resolve?

se ele estiver atualizado, deve ser o mesmo que está no OBS do flathub-beta

Parece que sim

Esse plugin não deu certo não… achei no AUR um OBS já ajustado para Wayland, tô compilando aqui e vejo qual é

Também não funcionou o do AUR… @fastos2016, como eu baixo esse beta do Flathub?

Literalmente acabaram de postar isso

1 curtida

Baixando por terminal mesmo, não achou pelo PAMAC num primeiro momento… aí vamos testar

Você já tentou usar o simple screen recorder?

Não… mas eu queria combinar cenas, usando webcam com o Gnome-Boxes, e com apresentações do Impress… ia diminuir meu trabalho depois na edição com o Kdenlive

1 curtida

Esse beta ainda tá muito beta… deu uns bugs feios aqui… é o jeito, vou fazer meus vídeos em XOrg! :stuck_out_tongue: