GNOME 45.2 melhora o uso em X11

Apesar do decréscimo da base de usuários do servidor gráfico X.Org, devido à popularização do Wayland, a tecnologia permanece muito popular, sendo uma opção estável, compatível com diversos hardwares. Atualizando para o GNOME 45.2, usuários X11 tem melhor suporte em tablets e o cursor do mouse é desabilitado corretamente, quando solicitado pelo programa em uso, graças a uma atualização no compositor Mutter, que também solucionou diversos bugs,

Além disso, a segunda manutenção do GNOME 45, aprimora a visualização em alto-contraste, otimiza a aplicação de busca, adiciona suporte ao campo “version-name” em metadados de extensões do shell e as preferências são carregadas apenas após a extensão.

O teclado virtual não deve mais apresentar o erro onde a tecla “backspace” e as setas de navegação mantinham-se clicadas. Já o navegador de arquivos Nautilus recebeu correções no acesso a arquivos remotos e nas configurações de imagens, que podiam provocar seu encerramento, enquanto isso, o visualizador de imagens Loupe, melhorou o método de organização da biblioteca após apagar imagens, corrigiu as animações de transição e permite recarregar imagens que apresentaram algum erro.

Quem joga o GNOME Sudoku pode optar por ajustes de cores para maior acessibilidade. As demais novidades do GNOME 45.2 referem-se sobretudo a correções de bugs, você pode conferi-las nas notas de lançamento.

Em breve, distros com o GNOME 45, começarão a receber a segunda atualização de manutenção da popular interface gráfica. Atualmente, o GNOME 45.3 está programado para o início de janeiro de 2024, assim como a primeira alpha do GNOME 46.

3 curtidas