O GNOME 44.1 chegou trazendo melhorias em diversos componentes, por exemplo, o novo menu de aplicações em segundo plano agora indica em qual seção o aplicativo está aberto, também houveram melhorias visuais no menu rápido do Wi-Fi e do Bluetooth, assim como no tema claro. Temos correções na captura de tela com o ponteiro do mouse ativado, no suporte a cores transparentes em arquivos SVG, no recarregamento de extensões quando há mudanças de validação da versão e na navegação e redimensionamento de janelas pelo teclado.
Também foram corrigidos problemas no suporte a múltiplos monitores, com os quais a tela travava ao retomar a sessão, além disso, ajustaram o mapeamento de transições de janelas X11 em ambiente Wayland.
O Nautilus teve algumas correções de bugs no visual e na usabilidade, passou a ser compatível com emblemas fornecidos por extensões e permite a extração de arquivos .tar.zst e .zstd.
Já o navegador Gnome Web (Epiphany) ajustou os problemas em que o programa quebrava ao fechar uma janela e descartar as mudanças feitas em um formulário, ou quando restaurava sessões em algumas condições específicas. O botão de sincronizar da caixa de diálogo do Firefox Sync também foi corrigido.
A loja de aplicativos GNOME Software recebeu atualizações de firmware e corrigiu problemas que quebravam o programa durante a remoção de pacotes e após rejeitar alguma atualização de firmware
Também houveram ajustes de bugs no GNOME Boxes e no Maps, o aplicativo de calendário agora preserva o nível de zoom da visualização da semana após ser fechado.