GNOME 43 altera completamente o menu da bandeja do sistema

Entre todas as mudanças que chegam ao GNOME 43, o menu de configurações rápidas é a mais visível. As configurações rápidas, ou o menu da bandeja do sistema, permaneceram os mesmos por muito tempo. Houve pequenos ajustes, mas nunca uma revisão completa.

Os itens de menu individuais estão mais visíveis com botões “em forma de pílula”, que executam funções duplas quando aplicados, ou seja, alternâncias rápidas. Além disso, se você clicar na pequena seta, obterá opções adicionais.

A aparência dos ‘botões de pílula’ indica se a opção está ativada ou desativada, alterando sua cor.

O submenu, que se abre após você abrir mais configurações para uma função, pode ser desenhado sobre os itens de menu anteriores. Isso elimina outro clique adicional.

Outra mudança interessante é o indicador ativo de funções relacionadas à privacidade. Se um aplicativo usa seu microfone ou você está tendo uma sessão de compartilhamento de tela com seus colegas/amigos, as configurações rápidas fornecem identificação de cor adicional para avaliá-lo.

Além disso, o indicador de bateria está aparecendo mais descritivo, com um ícone próprio e a capacidade de energia disponível.

Quando as configurações rápidas estariam disponíveis?

Os desenvolvedores e colaboradores do GNOME testarão e revisarão as mudanças no design e na funcionalidade. Então, o congelamento dos recursos do GNOME 43 e o release candidate estão previstos para setembro, e disponível para testes via GNOME nightly OS.

Uma nota de cautela é que tudo isso ainda está sujeito a alterações na versão final.

FONTE: aqui

12 curtidas

6 curtidas

Ficou mais bonito, ficou mais estilo… MacOS

1 curtida

O desenvolvedor fez uma extensão desse novo menu para o Gnome 42, está disponível no gitlab do gnome, no final página onde tem o README você vai encontrar Quick Settings, basta clicar em: Get it here - para fazer o download:

• Geralmente o navegador baixa na pasta Downloads, então vá para ela, clique com o botão direito e escolha: Abrir no terminal

• Instale a extensão com o comando:

gnome-extensions install quick-settings@fmuellner.gnome.org.shell-extension.zip

• É preciso reiniciar a sessão do Gnome

• Depois ative ela com o programa Extensões, o nome dela é: Quick Settings

3 curtidas

Pegaste o rawhide? no momento não é uma boa pegar o rawhide pois ele não é mais o F37 e sim 38, ou seja vocẽ não receberá atualização para o 37 quando for lançado, caso queira você pode usar o distrosync para fazer downgrade para o 37 se pretende atualizar até o 37 final, se foi somente para testes pode ignorar meu comentário :wink:
No momento para quem quer trestar o gnome 43.beta utilize a versão pré-release do 37 pois o rawhide é paulera e já está com kernel 6.0rc1.
Segue o link para o f37 branched
https://kojipkgs.fedoraproject.org/compose/branched/latest-Fedora-37/compose/

estava no 36 atualizei pro rawhide e só fod****, to usando.

1 curtida

Pois é semana passada o rawhide foi versionado para o 38, até então é de boas, pelo menos até lançamento do 37, eu tenho o rawhide em dual boot aqui, na verdade até o ano passado o rawhide era minha distro padrão, mas por falta de tempo para fazer as atualizações “que são muitas” tipo se ficar uma semana sem atualizar já era, são cerca de 2GB de atualizações, ainda mais quando tem mass rebuild de pacotes, eu fiquei 10 dias sem atualizar pois estava enm um evento que durou 10 dias (Bienal do livro de Guarulhos) e até que a atualização foi de boas, mas se for para usar o rawhide considere fazer atualização pelo menos 3 vezes ao dia, no meu caso ainda é mais grave pois também tenho o repositório koji habilitado que é aonde os novos pacotes são enviados antes de ir para o repositório padrão do rawhide, fervo total kkkkkkkkk.

Para uso normal vale a pena considerar o 37 branched e sempre mantê-lo assim pois vocẽ em algum momento vai cair na estável, o rawhide não para.

4 curtidas

Uau, que papel de parede fantástico!! Edson @xterminator, :fist:

3 curtidas

Eu tenho faz algum tempo, nem lembro mais de onde baixei.

http://crdl.usg.edu/events/memphis_sanitation_strike/?Welcome&Welcome

2 curtidas

Cozalina disivê!!!

Dá até vontade de voltar ao saudoso Fedora…

1 curtida

Na minha opinião está mais bonito, mais espaçoso e menos compactado, mas acho que a margem está meio errada:

mas pode ser algo nessa foto que você postou, pode ser um mockup.
Ok, pelo visto é a versão lançada mesmo:

3 curtidas

Eu fiz umas alterações simples no stylesheet.css da extensão e apliquei no meu .css customizado, não levei em consideração esses detalhes, mas creio que seja possível deixar certinho com um pouquinho de ajuste.

Sim, um pouco de ajuste no padding/margin resolve. Mas eu acho que não é só no seu ajuste, o exemplo do velho vs novo e o post do @anon76731478 também tem erro de margem direita. Talvez alguém familiarizado com os repositórios do GNOME poderia reportar.

@feaneron, olha aí