Após a Microsoft adquirir o GitHub, muitos usuários migraram para o GitLab, adquirindo uma boa reputação entre desenvolvedores e mantenedores pela hospedagem de muitos projetos populares.
Agora, houve um desenvolvimento interessante no GitLab, conforme relatado pelo The Register . Uma nova política está programada entrará em vigor em setembro, com a remoção de vários projetos inativos.
S e você for um usuário de nível gratuito e tiver um projeto ocioso sem atualizações recentes (12 meses), ele será excluído automaticamente, reduzindo os custos de hospedagem em até US$ 1 milhão/ano .
O objetivo inicial em oferecer hospedagem gratuita era permitir que os usuários hospedassem código independentemente do projeto permanecer ativo ou não. Todos deveriam incentivar os projetos a terem alguma atividade, mas isso seria um requisito básico para hospedagem que promete serviços free?
Um desenvolvedor pode optar em criar uma ferramenta/programa simples e mantê-lo no GitLab para que qualquer pessoa o encontre e faça fork, sem o objetivo de mantê-lo/atualizá-lo. Às vezes, o desenvolvedor pode não estar mais disponível ou ter acesso para adicionar atividades aos seus projetos.
FONTE: aqui