GitLab quer economizar US$ 1 milhão/mês excluindo projetos inativos de usuários free

Após a Microsoft adquirir o GitHub, muitos usuários migraram para o GitLab, adquirindo uma boa reputação entre desenvolvedores e mantenedores pela hospedagem de muitos projetos populares.

Agora, houve um desenvolvimento interessante no GitLab, conforme relatado pelo The Register . Uma nova política está programada entrará em vigor em setembro, com a remoção de vários projetos inativos.

S e você for um usuário de nível gratuito e tiver um projeto ocioso sem atualizações recentes (12 meses), ele será excluído automaticamente, reduzindo os custos de hospedagem em até US$ 1 milhão/ano .

O objetivo inicial em oferecer hospedagem gratuita era permitir que os usuários hospedassem código independentemente do projeto permanecer ativo ou não. Todos deveriam incentivar os projetos a terem alguma atividade, mas isso seria um requisito básico para hospedagem que promete serviços free?

Um desenvolvedor pode optar em criar uma ferramenta/programa simples e mantê-lo no GitLab para que qualquer pessoa o encontre e faça fork, sem o objetivo de mantê-lo/atualizá-lo. Às vezes, o desenvolvedor pode não estar mais disponível ou ter acesso para adicionar atividades aos seus projetos.

FONTE: aqui

4 curtidas

Fica a preocupação com softwares “perfeitos” (que cumprem um papel específico e aos quais os autores não querem adicionar novas funcionalidades) ou repositórios de dados para projetos de pesquisa.


Admito que ri um pouco com as ideias nos comentários de algumas matérias abordando isso. Desde ideias sérias (mas tristemente necessárias) como commits vazias rodando em cronjob até gente sugerindo até para que o runit (cujo último lançamento foi em 2015) fosse reescrito em JavaScript.

3 curtidas

image

Pessoal de front-end que geralmente faz uma simples página em JS e que consome 2 GB de RAM só de abrir que fala essas merdas. Ninguém merece.

1 curtida

O GibHub também auto exclui projetos sem atividade?

Não sei de nenhuma iniciativa assim deles, e já vi muitos projetos com > 5 anos sem atualizações. Acho que não.

O contraponto é que no GitHub esses projetos inativos alimentam em parte o Copilot; eles não somente perdem pagando hospedagem.