Gimp não reconhecendo plug-ins

Eae pessoas, jóia?

bom… Instalei o gimp no Xubuntu 20.04 LTS(na verdade ele veio junto da distro) fui instalar o plug-in resynthesizer, pois faço muita retiragem de pessoas em fotos e etc… Mas acabou que o gimp não reconhece os plug-ins, tentei instalar o photogimp para ver se iria(já aconteceu no mint, por que não aqui tbm?), Mas o mesmo também não reconheceu, portanto desinstalei o mesmo e fiz a instalação via flatpak e não funcionou os plug-ins mesmo assim, já instalei e reinstalei, apaguei pastas, mas não carrega os plug-ins.

Segue foto:

Blz, @Wendson_Silva?

RESUMO:

1. Confira se todos os arquivos na pasta (esta da imagem que você enviou) têm permissão de execução (clique direito > propriedades > permissões > permitir execução como programa). Dê permissão e reinicie o GIMP.

2. OU: Desinstale o GIMP, limpe arquivos que sobraram e reinstale tudo via flatpak pelo terminal: GIMP e Resynthesizer (veja procedimento).

3. Cheque se o Python está instalado e se a versão está correta.

DETALHADO:

Eu também pastei muito justamente com este plug-in, que é muito F**A quando funciona. No meu caso, eu tinha o GIMP instalado em Flatpak, DEB e Snap. Baixei o plugin Resynthesizer do Github e cheguei até a tentar compilar/instalar, sem sucesso. O que fiz para funcionar, pra mim, foi o seguinte:

1. Desinstale todas as versões que você tiver do GIMP, usando o terminal, a loja de aplicativos, o Synaptic, como preferir.

2. Apague as pastas de configuração do GIMP na sua home (~/), porque deve sobrar lixo no sistema mesmo depois de desinstalar (apague sempre no nível mais alto referente ao GIMP, sem dó):
    a. Se *.deb: ~/.config/GIMP
    b. Se snap: ~/snap/gimp
    c. Se flatpak: ~/.var/app/org.gimp.GIMP

3. Agora, instale uma versão zerada do GIMP 2.10.20 (atual) via flatpak no terminal (jeito mais fácil de não dar m**da):

flatpak install org.gimp.GIMP

1. Instale o Resynthesizer via flatpak também:

flatpak install org.gimp.GIMP.Plugin.Resynthesizer

1. Se você der uma busca vai encontrar uma série de outras opções interessantes, que você instala uma por vez com o comando anterior:

org.gimp.GIMP.Manual
org.gimp.GIMP.Plugin.Lensfun
org.gimp.GIMP.Plugin.BIMP
org.gimp.GIMP.Plugin.LiquidRescale
org.gimp.GIMP.Plugin.GMic
org.gimp.GIMP.Plugin.FocusBlur

Paras fazer a busca e ler do que se tratam (terminal em tela cheia facilita a leitura):

flatpak search gimp

INFOS INTERESSANTES E BIZARRAS:

1. Fiz outro procedimento, para teste, além deste descrito, que também funcionou.
    Numa instalação somente do GIMP via Flatpak, ainda sem plugins, etc, eu apliquei o patch PhotoGIMP, substituindo os arquivos na pasta .var, conforme descrito no blog e no Github do projeto. Depois de descompactar a pasta zipada e copiar para a home, mesclando com o original, você vai perceber que em ~/.var/app/org.gimp.GIMP/config/GIMP/2.10/plug-ins existem arquivos .py (veja nas propriedades dos arquivos se eles têm permissão de execução - precisam ter) e alguns binários (resynthesizer e resynthesizer_gui). Nas preferências do GIMP, ele deve apontar para esta pasta em negrito anterior (Edit > Preferences > Folders > Plug-ins > Folder).

2. Não coloque cópias dos plug-ins em outra pastas simultaneamente: vai dar pau.

3. Tenha certeza de ter o Python instalado no sistema. Não tenho certeza de que ter apenas o Python 3 é suficiente… eu tenho as versões mais antigas também (por outras razões…).

4. Agora, o bizarro: sabe o que tem na minha pasta de plug-ins da minha versão flatpak do GIMP, instalada atualmente via procedimento lá do começo, com o Resynthesizer funcionando e fazendo um trabalho excelente? N - A - D - A. Isso mesmo, coisa nenhuma… :scream:.
    O comando flatpak list acusa o pacote do Resynthesizer como instalado, não sei onde (nem procurei); Não está em nenhuma pasta listada nas preferências do GIMP e funciona assim mesmo… :thinking:

Um EDIT póstumo aqui: corrigindo a minha ignorância acima, ao instalar o plugin via flatpak, os arquivos não ficam na home, mas sim na raiz do sistema, para que todos os usuários possam usá-lo… Duh! (no meu caso, em /var/lib/flatpak/runtime/org.gimp.GIMP.Resynthesizer/; no terminal, rode um sudo find / -iname resynthesizer para encontrar o local correto).

1. Pra não deixar a pasta vazia e usar um plug-in bacana que não tem no Flathub, o layers.py (Layer Effects, tipo Photoshop), eu copiei ele (com permissão de execução - MUITO importante) para a pasta ~/.var/app/org.gimp.GIMP/config/GIMP/2.10/plug-ins. Agora só tem isso lá e tudo está funcionando.

Levei meses entre ouvir falar do Resynthesizer e conseguir fazer isto tudo dar certo… Me conta se você tiver sucesso!

Abs!

1 Curtida

Esses arquivos com os quadradinhos, tem permissão de execução?

Rapaz, você me salvou muito, agora posso fazer meu trabalho com mais praticidade, e de maneira perfeita, muito obrigado :smiley:

Obs: a forma que que me ajudou foi a primeira instalando pelo terminal :smiley:

@Wendson_Silva, fico feliz que tenha dado certo! Abs!

1 Curtida