Gimp 2.10 permissão negada ao tentar abrir diretório

Pessoal tenho instalado no Kubuntu 18.10 com KDE Plasma 5.14.5 a versão do Gimp 2.10 (Não é Snap, Nem Flatpak) instalado localmente. Porém tenho uma partição do Windows 10 particionado no mesmo HD que faço acesso normalmente, inclusive com permissão de leitura, escrita e gravação. Notei agora que ao tentar abrir o link desta partição onde tenho imagens e fotos só o Gimp não consegue abrir, e me retorna a seguinte mensagem de erro ¨Permissão Negada¨. Alguém tem alguma idéia do porque o gimp não consegue acessar outras partições???

0 Likes

Não sei porque isso está acontecendo mas sei de uma gambiarra que pode funcionar se não houver solução melhor. Você pode criar um link para a pasta do Windows em algum lugar do seu home. O primeiro passo é abrir o Dolphin e acessar o drive do Windows para que o drive seja montado. Na barra de endereços deve ter algo assim:

/media/user/E274811B7480F397

Esse é o endereço que você deverá usar para o link.

Agora abra o terminal que por padrão irá abrir no seu nome e digite:

ln -s /media/user/E274811B7480F397 gimp

Agora você poderá acessar o Windows pelo link Gimp, o qual você pode controlar as permissões. A única desvantagem desse método é que quando você ligar o computador o drive do Windows não estará montado e você terá de ir no Dolphin e acessar o drive do Windows para montar. Espero que alguém no fórum possa te dar uma solução melhor mas se não você pode tentar essa.

1 Like

Axel…Consegui solucionar de maneira diferente, pois justamente o comando (sudo ln -s) não funcionou também! Dai tive a seguinte ideia de criar um link simbólico diretamente pelo dolphin e não é que funcionou…

Para quem utiliza a versão instalada por Snap, a solução é um pouco diferente pelo que pesquisei. Tem que executar o seguinte comando no terminal (snap connect gimp:removable-media :removable-media)
Espero que com estas duas soluções possa ajudar outros que encontrarem o mesmo problema no Gimp.

0 Likes