Gimp 2.10 permissão negada ao tentar abrir diretório

Pessoal tenho instalado no Kubuntu 18.10 com KDE Plasma 5.14.5 a versão do Gimp 2.10 (Não é Snap, Nem Flatpak) instalado localmente. Porém tenho uma partição do Windows 10 particionado no mesmo HD que faço acesso normalmente, inclusive com permissão de leitura, escrita e gravação. Notei agora que ao tentar abrir o link desta partição onde tenho imagens e fotos só o Gimp não consegue abrir, e me retorna a seguinte mensagem de erro ¨Permissão Negada¨. Alguém tem alguma idéia do porque o gimp não consegue acessar outras partições???

Não sei porque isso está acontecendo mas sei de uma gambiarra que pode funcionar se não houver solução melhor. Você pode criar um link para a pasta do Windows em algum lugar do seu home. O primeiro passo é abrir o Dolphin e acessar o drive do Windows para que o drive seja montado. Na barra de endereços deve ter algo assim:

/media/user/E274811B7480F397

Esse é o endereço que você deverá usar para o link.

Agora abra o terminal que por padrão irá abrir no seu nome e digite:

ln -s /media/user/E274811B7480F397 gimp

Agora você poderá acessar o Windows pelo link Gimp, o qual você pode controlar as permissões. A única desvantagem desse método é que quando você ligar o computador o drive do Windows não estará montado e você terá de ir no Dolphin e acessar o drive do Windows para montar. Espero que alguém no fórum possa te dar uma solução melhor mas se não você pode tentar essa.

1 curtida

Axel…Consegui solucionar de maneira diferente, pois justamente o comando (sudo ln -s) não funcionou também! Dai tive a seguinte ideia de criar um link simbólico diretamente pelo dolphin e não é que funcionou…

Para quem utiliza a versão instalada por Snap, a solução é um pouco diferente pelo que pesquisei. Tem que executar o seguinte comando no terminal (snap connect gimp:removable-media :removable-media)
Espero que com estas duas soluções possa ajudar outros que encontrarem o mesmo problema no Gimp.

1 curtida