Gesto de 3 dedos não funciona no Manjaro Gnome

Olá @eddiecsilva !

O @Rodrigo_Chile também já tinha comentado comigo que o problema poderia ser o modelo mesmo.

No entanto, atualizei meu primeiro post neste tópico, logo abaixo das especificações do laptop, com uma imagem do drive Synaptics no Windows. Nele há duas funções que são possíveis de serem feitas com 3 dedos no touchpad.

1 curtida

Esta foi a resposta do terminal: libinput list-devices (02-08-2021) - Pastebin

1 curtida

O driver ser capaz é uma coisa, mas você conseguiu utilizar este recurso desta forma com este equipamento?

:vulcan_salute:

O teu pelo que vi não tem suporte

Capabilities: pointer

É pointer e não gesture

Synaptics TouchPad
Kernel: /dev/input/event8
Group: 9
Seat: seat0, default
Size: 77x34mm
Capabilities: pointer
Tap-to-click: disabled
Tap-and-drag: enabled
Tap drag lock: disabled
Left-handed: disabled
Nat.scrolling: disabled
Middle emulation: n/a
Calibration: n/a
Scroll methods: *two-finger edge
Click methods: none
Disable-w-typing: enabled
Accel profiles: flat *adaptive
Rotation: n/a

1 curtida

Estranho… o Gustavo acabou de me mandar no Telegram um vídeo dele usando os 3 dedos no Windows, lá funciona

1 curtida

Sim, funciona no Windows

Pode ser porque o input não está instalado direito.

Teria que ver…

Não conheço esta configuração

1 curtida

No Windows tem uma gambiarra que pode ser feita, se liga no artigo do Windows Central: How to enable a Precision Touchpad for more gestures on your laptop | Windows Central

Veja aqui

https://wiki.archlinux.org/title/libinput#Gestures

Testou esta

https://wiki.archlinux.org/title/touchegg

Detalhes da instalação via Pamac: Touchegg AUR (02-08-2021) - Pastebin

Usei: systemctl enable touchegg.service, conforme explicado no artigo.

Encerrei a sessão para testar, mas não obtive sucesso.

Já tinha testado mais cedo o código libinput debug-events, e o resultado continua o mesmo. Ele não reconhece o uso dos três dedos

Seguindo o artigo, fiz a instalação do fusuma

Também adicionei este outro pacote (o artigo diz que ele funciona tanto em Wayland e X):

1 curtida

Vc adicionou na sessão o touchegg no gnome-tweak?

Em tese, se ativar o serviço no systemctl não daria no mesmo?

Não.

Veja pelo próprio gnome .

No /etc/xdg/autostart

Vc pode entender que um é serviço, o outro é o executável

Pior que eu não tenho notebook, aí nessa questão de gestos de trackpad eu fico devendo :frowning:

Pessoal, não veio instalado o ydotool para Wayland no Manjaro.

Para resolver isto, fiz a instalação do scdoc-git (AUR) e depois do ydotool (AUR), ambos pelo Pamac.

Após adicionar o usuário ao grupo pelo terminal (conforme solicitado nos detalhes de instalação) e reiniciar o laptop, continuou não funcionando.

Assim, recriei os gestos e encerrei a sessão. Desta vez, não deu o mesmo erro que estava acontencendo antes, mas mesmo assim não funcionou.

1 curtida

Agora confere o artigo do Arch que o Swatquest te passou, ali fala algo em como configurar o ydotool (se for o caso, desativa esses gestos do Gestures, pra não dar conflito)

1 curtida

Seguindo o artigo, eu tentei instalar o fusuma pelo código gem install fusuma, e o próximo passo dizia para eu ir no caminho .config/fusuma, mas essa pasta não estava la.

Assim, baixei o ruby-fusuma (AUR) pelo Pamac e mesmo assim a pasta fusuma não estava presente em .config

Baixei também o ruby-fusuma-plugin-sendkey (AUR) pelo Pamac, mas o mesmo permaneceu ausente (mesmo encerrando a sessão em todos os casos)…

Desinstalei ambos e baixei o gnome-shell-extension-extended-gestures-git (AUR), ativei a extensão e reiniciei a sessão em xorg e wayland, mas também não funcionou. Desativei.

A extensão Extended Gestures aparentemente não funciona no Gnome40 até o momento.

Por enquanto, sem solução, mas deixarei o tópico aberto!!

1 curtida

Vc viu esta extensão

https://extensions.gnome.org/extension/1253/extended-gestures/

Link da extensão

1 curtida

Vi sim, mas infelizmente também não deu certo

1 curtida