Gesto de 3 dedos não funciona no Manjaro Gnome

Pode ser porque o input não está instalado direito.

Teria que ver…

Não conheço esta configuração

1 curtida

No Windows tem uma gambiarra que pode ser feita, se liga no artigo do Windows Central: How to enable a Precision Touchpad for more gestures on your laptop | Windows Central

Veja aqui

https://wiki.archlinux.org/title/libinput#Gestures

Testou esta

https://wiki.archlinux.org/title/touchegg

Detalhes da instalação via Pamac: Touchegg AUR (02-08-2021) - Pastebin

Usei: systemctl enable touchegg.service, conforme explicado no artigo.

Encerrei a sessão para testar, mas não obtive sucesso.

Já tinha testado mais cedo o código libinput debug-events, e o resultado continua o mesmo. Ele não reconhece o uso dos três dedos

Seguindo o artigo, fiz a instalação do fusuma

Também adicionei este outro pacote (o artigo diz que ele funciona tanto em Wayland e X):

1 curtida

Vc adicionou na sessão o touchegg no gnome-tweak?

Em tese, se ativar o serviço no systemctl não daria no mesmo?

Não.

Veja pelo próprio gnome .

No /etc/xdg/autostart

Vc pode entender que um é serviço, o outro é o executável

Pior que eu não tenho notebook, aí nessa questão de gestos de trackpad eu fico devendo :frowning:

Pessoal, não veio instalado o ydotool para Wayland no Manjaro.

Para resolver isto, fiz a instalação do scdoc-git (AUR) e depois do ydotool (AUR), ambos pelo Pamac.

Após adicionar o usuário ao grupo pelo terminal (conforme solicitado nos detalhes de instalação) e reiniciar o laptop, continuou não funcionando.

Assim, recriei os gestos e encerrei a sessão. Desta vez, não deu o mesmo erro que estava acontencendo antes, mas mesmo assim não funcionou.

1 curtida

Agora confere o artigo do Arch que o Swatquest te passou, ali fala algo em como configurar o ydotool (se for o caso, desativa esses gestos do Gestures, pra não dar conflito)

1 curtida

Seguindo o artigo, eu tentei instalar o fusuma pelo código gem install fusuma, e o próximo passo dizia para eu ir no caminho .config/fusuma, mas essa pasta não estava la.

Assim, baixei o ruby-fusuma (AUR) pelo Pamac e mesmo assim a pasta fusuma não estava presente em .config

Baixei também o ruby-fusuma-plugin-sendkey (AUR) pelo Pamac, mas o mesmo permaneceu ausente (mesmo encerrando a sessão em todos os casos)…

Desinstalei ambos e baixei o gnome-shell-extension-extended-gestures-git (AUR), ativei a extensão e reiniciei a sessão em xorg e wayland, mas também não funcionou. Desativei.

A extensão Extended Gestures aparentemente não funciona no Gnome40 até o momento.

Por enquanto, sem solução, mas deixarei o tópico aberto!!

1 curtida

Vc viu esta extensão

https://extensions.gnome.org/extension/1253/extended-gestures/

Link da extensão

1 curtida

Vi sim, mas infelizmente também não deu certo

1 curtida

Eu já estava com os pacotes do libinput instalados na máquina, então apenas coloquei o usuário no grupo pelo terminal, seguido da confecção dos gestos em Gestures. Encerrei a sessão e mudei para Xorg conforme o vídeo explica. O comando control+f10 não funcionou, mas o super+lados sim (mesmo com os gestos em gestures desligados, vai ver já era nativo… :thinking:)

Como o @Rodrigo_Chile me explicou, talvez seja interessante aguardar a nova ISO do Manjaro Gnome e fazer a formatação limpa. Quem sabe esse problema dos gestos com três dedos seja resolvido…

1 curtida

Então, vc tem que escolher um tipo de instalação. Se não der certo tem que desfazer os passos para não atrapalhar outro procedimento.

2 curtidas

Hello there! :wave:t2:

Perdão o sumiço :sweat_smile: mas, tenta esta extensão:

https://extensions.gnome.org/extension/4033/x11-gestures/

Ela requer que o Touchégg esteja instalado.

:pray:t2: :vulcan_salute:t2:

3 curtidas

Olá pessoal, tudo beleza.

Finalmente tive tempo para fazer alguns testes aqui, meu notebook é um Dell Inspiron 3421:

• No Manjaro os atalhos com gestos de 3 toques não funcionam de forma alguma.
  • No Fedora 34 os gestos funcionam normalmente.

Provavelmente, a equipe do Manjaro customizou o GNOME 40 pesadamente e é possível que isso tenha quebrado de alguma forma os atalhos com gestos. Se estes atalhos são importantes para você, talvez a melhor opção seja aguardar o pessoal do Manjaro corrigir a situação ou então, trocar para outra distro que implemente corretamente esse recurso.

:vulcan_salute:

3 curtidas

O mesmíssimo modelo que o meu… e os gestos funcionam aqui. Só que diferente do @Gustavo82, que usou a ISO mais recente disponível e atualizou, minha instalação é do natal de 2020. Mistérios das distros RR…

3 curtidas

Olá, pessoal!

Tentei seguir os últimos tutoriais que @swatquest e @RuKsu, mas infelizmente não funcionou

Provavelmente deve ser isso mesmo que @eddiecsilva disse, e o jeito é aguardar novas atualizações. Quem sabe isto seja corrigido. :grinning_face_with_smiling_eyes:

Ou fazer como o @Rodrigo_Chile indicou: reinstalar a raiz do sistema quando uma nova ISO for lançada. Ele também me indicou a extensão Top Panel Workspace Scroll que ajuda bastante!

Muito obrigado pela ajuda e apoio de todos!

2 curtidas