Gesto de 3 dedos não funciona no Manjaro Gnome

Olá, pessoal!

Eu gostaria de pedir uma ajuda a vocês!

Estou usando o Manjaro Gnome (Kernel 5.10), mas não esta funcionando os gestos de 3 dedos para a troca de áreas de trabalho!

Falei com o @Rodrigo_Chile e já tentamos algumas coisas, mas infelizmente não conseguimos resolver.

Alguém possui uma solução para este problema?

Laptop Acer Aspire E1-571-6601
Intel® Core™ i3-3110M CPU 2.40GHz
Intel® HD Graphics 4000 (IVB GT2)
RAM DDR3L 12 Gb 1600MHz

Este é o site do laptop https://www.acer.com/ac/pt/BR/content/support-product/4098?b=1
Ele veio com o Windows 8 de fábrica, mas logo recebeu uma atualização para o 8.1.
O driver de touchpad que veio no Windows, é o Synaptics. Nele há a possibilidade de usar diferentes gestos, conforme mostra a imagem abaixo:

2 curtidas

Testamos de tudo: touchegg, configurar o gestures, reinstalar o libinput-gestures, adicionar o user ao grupo input, mas nada, nem sob wayland nem sob XOrg… essa o Mago não conseguiu resolver… chamo os universitários @JG22, @swatquest e @thespation

Edit: o @RuKsu anda sumido mas chamo assim mesmo

Ah, o arquivo libinput-gestures.conf está vazio

4 curtidas

Gnome vou ficar devendo, mas aproveito para incluir o @eddiecsilva também, acredito que terá boa ideia do que passa ser.

3 curtidas

Rapaz… Convoco o ansião do Fedora, vulgo @raulcraveiro. Gnome eu fico devendo também, mago.

3 curtidas

Nas distros que eu já testei com Gnome 40 esse lance dos 3 dedos funcionou normalmente. Existe a chance do Manjaro ter desativado esse recurso na sua customização da interface.

No momento, nenhuma das minhas máquinas está com o Gnome 40, mas, assim que possível irei fazer um teste.

:vulcan_salute:

3 curtidas

Se não me engano, tanto na live quanto recém-instalado, ainda no Gnome 3.38, os gestos funcionavam. Sumiram quando foi pro 40… o doido é que o arquivo tá vazio e quando configura manualmente, não reconhece:

Será que o @Jedi_Fonseca não nos ajuda nessa?

Dá uma olhada nestes 2 links e vê se ajuda:

https://bbs.archlinux.org/viewtopic.php?id=265360

1 curtida

O do It’s FOSS testamos, foi onde recomenda usar o touchegg. Veja esse do Arch, @Gustavo82!

1 curtida

Segui o artigo [SOLVED] 3 fingers gesture not working on gnome 40 (X11) / Applications & Desktop Environments / Arch Linux Forums conforme indicado!

Loguei em Xorg e rodei este primeiro código:

libinput debug-events

Ele reconhece quando clico com o touchpad e quando desço ou subo com dois dedos. Mas com três dedos não acontece nada (independente da direção do movimento).

Realizei a ativição da extenção e a instalação do Touchegg

Segue a resposta de detalhes do Pamac: Intalação Touchegg (02-08-2021) - Pastebin

Seguindo o artigo, eles pendem para usar o código:

journalctl -xb

Esta foi a resposta no terminal: https://pastebin.pl/view/0ac6805e

Depois usei estes comandos e reiniciei o notebook

sudo systemctl enable touchegg.service
sudo systemctl start touchegg

Infelizmente, o problema persiste.

1 curtida

Só lembra que usando touchegg precisa estar logado como XOrg e não como Wayland (se não me engano)

Sugiro abrir um tópico à parte, já que o assunto é outro

1 curtida

Respira, Zé. Tira do caps e vai tomar uma água gelada para relaxar. Não adianta ficar “P” da vida com a Samsung.
Dando continuidade: esses bugs da Gnome software center não dá de descobrir somente usando o poder da mente. Se puder mandar uma imagem, criando um tópico separado, seremos gratos em ajuda-lo.
Vida longa e próspera. Paz :vulcan_salute:

1 curtida

Página inicial, tem um sinal de “+”, é ali que cria

1 curtida

Que seja. Melhor criar um tópico, assim como sugerido por mim e o Mago do Manjaro, vulgo Rodrigo Chile. Não será nem um pouco produtivo só ficar xingando a Samsung, ainda mais em um tópico nada haver com seu problema.

Vi que o programa Fusuma emula os gestos no touchpad. Tentei fazer o download seguindo o passo a passo neste site: GitHub - iberianpig/fusuma: Multitouch gestures with libinput driver on Linux

Estes são as respostas do terminal:



Não encontrei solução para este problema.

Pensei então seguir este artigo, mas ele é para Ubuntu: How to get Apple-like gestures on the Linux desktop | TechRepublic

No Pamac há apenas estes listados:

Alguém conhece ou já fez uso deste programa? O que vocês recomendam: fazer uso dele ou não?

1 curtida

Eu testaria este primeiro

NOTA: Quando vc achar algo no Github ou para base debian/RPM, sempre olhe no AUR antes de instalar e/ou compilar. É bem provável que já esteja lá pronto pra uso

Lembre-se que manjaro é arch.
Nada melhor que seguir os passos do arch wiki

https://wiki.archlinux.org/title/touchegg

Install toucheggAUR package. Alternatively, it is also available at touchegg-gitAUR.

Configuration

The default configuration can be found in /usr/local/share/touchegg/touchegg.conf.

To customize it, copy the default configuration to ~/.config/touchegg/touchegg.conf and make your changes.

It is a basic XML file that defines various gestures. Please note that at this time TAP_AND_HOLD, PINCH, and ROTATE, do not appear to work.

The list of triggers can be found here.

The list of actions can be found here.

The two-fingers scrolling emulation has been droped, due to bad user experience, in the recent 2.0 rewrite of touchegg. To restore it, install xdotool, and add the following to the configuration file :

true xdotool click 4 xdotool click 5 true xdotool click 5 xdotool click 4

Note that on Kde, text gets selected while scrolling (see).

Start on login

The daemon is started with systemd : systemctl enable touchegg.service The client can be loaded from the wm.

For gnome

  1. Hit alt-f2;
  2. Type gnome-session-properties;
  3. Hit add;
  4. In the box labeled “Command” type touchegg. Fill in “Name” and “Label” as you choose;
  5. Hit OK.

No gnome atual coloque na sessão de inicialização no gnome-tweak

Note: gnome-session-properties has been removed from gnome 3.12. Currently, you can install gnome-session-propertiesAUR from the AUR. See more details in the BBS thread

For the startx command

You can modify your .xprofile:

~/.xprofile

touchegg &

Ou
Tente pelo input

https://wiki.archlinux.org/title/libinput#Gestures

1 curtida

Segue os detalhes da instalação via Pamac do touchegg-git, conforme recomendado:

systemctl enable --now touchegg este foi o código que apareceu para ser usado em detalhes. Encerrei a sessão, mas não funcionou.

Também usei systemctl enable touchegg.service, mas sem sucesso.

Tentei também o touchegg do AUR pelo Pamac (ele excluiu automaticamente o touchegg-git) seguido destes mesmo códigos de cima, mas também não obtive mudança: Touchegg AUR (02-08-2021) - Pastebin

Procurei o manual desse modelo de notebook e ao menos no link que eu achei, não existe informação sobre ele suportar a detecção de 3 toques. No manual cita apenas delize, toque único e “pinça”, como ações suportadas.

É preciso considerar a hipótese, dos toques não estarem funcionando devido a uma limitação do hardware.

:vulcan_salute:

2 curtidas

Veja se suporta com o comando

sudo libinput list-devices