Amigos,
Me desculpem se já existir esse tópico, mas eu fiz uma busca e não encontrei.
A dúvida é a seguinte. Troquei há alguns meses o Linux Mint 19 pelo Ubuntu 20.04 LTS. Estou adorando o Gnome, mas estava de saco cheio de alguns bugs do Nautilus, e ao mesmo tempo estava saudosista do Nemo, que me agradava bastante no Linux Mint.
Instalei então o Nemo no Ubuntu 20.04 LTS, seguindo este tutorial:
https://diolinux.com.br/2018/10/substituir-o-nautilus-pelo-nemo-ubuntu.html
Deu tudo certo, exceto pela parte de configurar o Nemo como gestor da área de trabalho.
O resultado é esse da imagem abaixo: os ícones que já existiam no desktop não são mais clicáveis nem selecionais e apareceu um no ícone (repetido), este sim clicável e selecionável.
Como faço para remover esses ícones não clicáveis e trazer de volta ícones clicáveis de Home e Trash?
Grato pela ajuda!
A extensão para mostrar os ícones no desktop ainda deve estar ativa. Abra o Extensões ou o Ajustes (Tweaks) e desative ela.
1 curtida
Parece que deu certo! Preciso agora descobrir como incluir o ícone da lixeira e da pasta home! Obrigado!
1 curtida
Com o editor DConf (instale pela loja se não o tiver instalado), navegue para org → nemo → desktop e ative as seguintes opções:
- home-icon-visible (mostrar home)
- trash-icon-visible (mostrar lixo)
É necessário esse procedimento mais complexo porque você instalou uma peça solta do Cinnamon no GNOME.
2 curtidas
Agora deu tudo certo! Obrigado N1vBruno e Capezotte!
2 curtidas
Não esquece de marcar a solução, ajuda a quem precisar!
Já estava marcada. Na verdade, tentei marcar ambas as soluções, mas aparentemente só consigo marcar uma, então deixei marcada somente a resposta do N1vBruno, que resolveu o problema mais grave.
3 curtidas
@N1vBruno, @Capezotte e demais amigos: quando eu tento salvar um arquivo em programas como LibreOffice, gEdit e Inkscape, esses programas abrem uma janela do Nautilus. É possível trocar isso também para o Nemo?
Você quis dizer o contrário, abrem uma janela estilo Nautilus e gostaria de trocar por uma estilo Nemo?
Nesse caso, o buraco é um pouco mais embaixo, o Nautilus das janelas de abrir/salvar é embutido nesses programas (e aparece inclusive no Linux Mint e até mesmo em ambientes nada a ver com Nemo e Nautilius como o Kubuntu).
Algo assim me aconteceu. Instalei o XFCE no meu Manjaro Gnome - mas mantive o Nautilus como gerenciador de arquivos funcional, com exceção do Brave, que quando eu salvo algum arquivo e coloco naquela opção “abrir pasta”, ele puxa o Thunar… tem um tópico meu que ficou abandonado por falta de solução
Isso, quis dizer o contrário. Já corrigi lá em cima! Obrigado pela informação! Que pena que não dá para uniformizar tudo com o Nemo!
Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.