Gerenciar o Pacman via Discover?

É a primeira vez que uso o Arch, já usei por muito tempo o Manjaro e outras distribuições baseadas no Arch Linux, mas é a primeira vez que de fato instalei o Arch.

No Manjaro usei por muito tempo o Octopi, agora no Arch, tenho dúvidas se minha instalação está correta.

Não consigo achar apps no Discover que não sejam em Flatpak; já mexi nos repositórios, habilitando-os, mas mesmo assim não me aparece outras fontes para a instalação de aplicativos no Discover. O que tá faltando?

Também não conseguir instalar o OCTOPI, mesmo seguindo alguns tutorias.

1 curtida

Olá @Tosca16, tudo bem contigo?

O Arch Linux não implementa oficialmente os recursos necessários para gerenciar os programas instalados via Discover.

Que eu recorde, existem formas não- oficiais de fazer isso através do packagekit, mas a chance de quebrar o sistema aumenta significavamente.

No Arch, o maís recomendável é realmente usar o terminal.

:vulcan_salute:

3 curtidas

Boa noite

O arch não tem um gerenciador gráfico.

É linha de comando
Procure no wiki do arch por pacman.

Pacman gerencia o repositório oficial do arch.

Também tem os repositório do usuários chamado de Aur.

Para aur voce pode usar alguns gerenciadores, o mais utilizado é o yay, linha de comando.

Se quiser modo gráfico, tem o pamac do manjaro disponível no Aur.

Então no arch wiki, procure por

Pamac
Pacman
Aur
Makepkg
Yay

Boa leitura
:+1:

3 curtidas

Eu instalei o packagekit, aí apareceu-me as atualizações dos apps; só achei estranho que não me mostram opções para instalar os apps a não ser do flathub. De qualquer forma, muito obrigado; estou usando o terminal e mexendo aos poucos.

2 curtidas

Estou com algumas dificuldades, por exemplo, habilitar o AUR (por mais que não vá usar, ou use só pontualmente); já tentei habilitar o YAY, não consegui. O Pamac eu vou tentar instalar, estava tentando usar o OCTOPI mas não tive sucesso.

Ok

Leia sobre aur e makepkg

Baixe no aur e instale

exemplo

makepkg -sci

1 curtida

Evita usar a Discover para atualizar a base do Arch.

Recomendo você a usar o repo do Chaotic AUR que o pacote vem testado e compilado pela equipe. Inclusive o Garuda usa esse repo, ele é bem cuidado e você pode fazer pedidos lá caso algum pacote do AUR não esteja disponivel.

Um programa legal via terminal é o Pacseek para manipular pacotes via terminal e do AUR.

3 curtidas

Não conhecia.

Mas falam muito bem do pamac

Pamac é um programa do Manjaro, não recomendo usar no Arch.

Estou falando de Arch e não de nenhuma distro derivada dele.

1 curtida

No arch não recomendo usar nada.
E sim pacman e se quiser yay.

Mas pamac está disponível no aur para quem quiser usar.

Funciona. Há muito tempo atrás cheguei a usar. Mas tive problemas com pacotes do aur que precisavam de interatividade.

2 curtidas

O melhor gerenciador gráfico é o octopi msm, muito feio mas funciona bem.

Eu uso o pamac, mas não usei tempo o suficiente para saber é se seguro de usar em relação a bugs, então não recomendo.

Sobre o Discover, o devs não conseguem fazer o packagekit funcionar no modelo rolling release, então não instale ele.

1 curtida

qual comando você esta rodando para instalar o yay?

Estava seguindo este processo de instalação.

Parece que agora funcionou.

1 curtida

Me lembro que falavam que era antiquado e não recebia atualização, daí o próprio Manjaro recomendou ou passou a usar o PAMAC; que no fim é a mesma coisa, mas eu ainda achava o Octopi melhor, e mais bonito em ambientes Qt. No KDE sempre usei o OCTOPI.

1 curtida