Gerenciamento da memória e da swap

Contextualização:
Sou programador e meu navegador + vscode rodando a aplicação fica em torno dos 7gb, deixando minha memória ram de 8gb perto do limite mas conseguindo suportar.
Para lazer costumo jogar CSGO com meus amigos que tem um desempenho muito bom no linux.

Problema:
Mesmo após fechar as aplicações e ver o encerramento delas no monitor do sistema o computador passa algum tempo lento até voltar ao normal e eu poder abrir outras aplicações, queria entender o pq disso.

Não sei como visualizar e gerenciar o que está na SWAP. Gostaria de poder subir meu navegador e vscode para ela quando eu for jogar para depois poder continuar de onde parei (entendo que essa troca é lenta, mas o objetivo é poder continuar do mesmo ponto).

Também como gostaria de poder limpar a SWAP para depois não enfrentar o engasgo devido a clicar em algo que está na SWAP e ter que aguardar voltar para ram para só então finalizar o processo.

Não sei dizer bem - e ai fica como achismo e leiguice da minha parte -, mas acho o gerenciamento da ram e da swap ruins em relação o que deve subir para a swap, o que deve ficar na ram etc. Não sei se é feito com base no critério da ultima aplicação utilizada sobe, mas eu gostaria de ter um maior controle disso.

2 curtidas

A aplicação que esta sendo usada pelo usuário tem prioridade para ficar na “RAM” no entanto para que o processamento da aplicação que não esta sendo usada pelo usuário possa continuar(Não dar crash) é obrigatório que certas informações da aplicação se mantenha na memoria “RAM”, sim tem coisas que não se pode colocar na Swap em hipótese nenhuma caso ocorra o programa da crash.

Então é isso se você esta jogando o CSGO(Não minimizado) ele tem prioridade na memoria “RAM”.