Gerenciador de "janelas" para linux

Boa noite galera, novo na comunidade e voltando ao linux depois de vários anos.
Vamos lá, dei uma procurada no fórum, mas não achei ou não soube encontrar nada sobre o que estou procurando.
Coloquei o termo “janelas” entre aspas, pois pode causar um pouco de confusão quando falamos de linux.
O que eu estou procurando é algum programa para Linux que funcione de forma parecida ao que o PowerToys, o LG OnScreen ou o software dos monitores da Dell fazem no Windows, ou ao que apps como BetterSnapTool, Espetáculo,GridSutra, etc… fazem no Mac OS.

Que seria algo que me permitisse determinar espaços na tela para que quando eu arraste uma janela de aplicativos para determinado local no monitor a janela seja automaticamente redimensionada.
Achei algo falando sobre tiling, mas acho que não seja exatamente isso que eu esteja procurando.
Uso uma tela 49" 5120x1440p e esse tipo de recurso ajuda bastante para não ter que ficar redimensionando janelas uma a uma toda hora.
Caso já tenha algum tópico falando sobre o assunto e puderem me direcionar ou se alguém conhecer algum app do tipo, e puder dar um help, fico agradecido.

Infelizmente não conheço nenhum utilitário.
Uso TWM com esse intuito, justamente por ser automatizado e poder padronizar X tamanho de X aplicação.
Não cheguei no 49 mas uso uma 34.

2 curtidas

Opa, vou dar uma olhada no TWM. Grato.

Recomendo testar no ArchCraft, existe a versão com BSPWM configurada pra você experimentar.

Seria algo como a imagem abaixo?

Se sim, segue abaixo o pequeno utilitário x11pygrid que permite que você organize facilmente suas janelas abertas lado a lado.

Caso esteja procurando um comportamento dos gerenciadores de janelas, o Gnome possibilita por meio de extensões, como gTile - GNOME Shell Extensions

Ou Instalando o shell pop

1 curtida

Olá Carlos, tudo bem? Que ambiente gráfico você está usando? Pq na maioria deles você tem varias ações de snap de janelas simplemente segurando super + direcionais. Isso não te atende?

Opa. Estou usando o padrão do Ubuntu. Gnome que vem embarcado.

vlw. Vou dar uma olhada nesses.