Gerenciador de dispositivos (hardware) no Zorin

Olá pessoal.

Instalei recentemente o Zorin OS 16.2 em dual boot e sou usuário que está iniciando a migração Windows para Linux.
Não encontrei no Zorin algo semelhante ao “Gerenciador de Dispositivos” do Windows, para verificar quais hardwares não estão com problemas devido a incompatibilidade de drivers.

Existe algo semelhante no Linux?

Estou tentando localizar tudo por meio de interface gráfica, evitando o Terminal, pois não entendo nada os comandos, por ser iniciante neste sistema operacional.

Obrigado!

1 curtida

Pode ser interessante testar o HardInfo, para ver se supre a sua necessidade:

image

Pode tentar instalar pelo comando:

sudo apt install hardinfo
3 curtidas

Boa noite @thespation , muito obrigado pelo feedback.
Legal, esse programa “hardinfo” é bem semelhante ao “Gerenciador de Dispositivos” do Windows, utilizarei sua sugestão.

Me espanta esse tipo de programa não vir nativo no Zorin.

2 curtidas

Acho que os Linux no geral partem do pressuposto incorreto de que os seus usuários sabem quais as peças e o modelo de seu notebook/computador, coisa que é completamente incorreta. O usuário só sabe quando ele precisa saber pra consertar alguma coisa. Fora isso, essa é uma “inutilidade” que deveria ser de fácil acesso pra casos de emergência.

Sobre os drivers, o Ubuntu tem um gerenciador de drivers que o Mint e o Zorin também usam.

As informações essenciais sobre o hardware podem ser encontradas no painel de configurações da DE.

Como eu abro esse “DE”?