Opa, eae pessoal, tudo bem? Estou precisando formatar totalmente um SSD que está em um notebook velho meu, motivo: usar o SSD como armazenamento secundário em outro dispositivo. Infelizmente um adaptador pra usb é muito caro, então gostaria de saber se há algum gerenciador de disco em formato que eu possa usar (de preferência com o Ventoy).
Oi @ryblackzen,
Eu não conheço ventoy, mas pelo que pude ler no site deles vc não precisa formatar, apenas apague os arquivos ou partições se tiver.
Parece que ele cria arquivos de imagem, como ISO/WIM/IMG/EFI.
Está correto?
Entendi corretamente o uso do programa?
Se usa o Gnome, o gnome-disks tem recursos para gerenciar o disco, você pode remover partições e outras funções a mais.
O uso do ventoy é só pra dar boot no notebook antigo pra formatar o SSD, a intenção é “limpar” o disco e deixar ele como se fosse de fábrica.
Acho que com gnome-disks vc consegue fazer isso…
Podendo remover as partições…
Contudo via terminal
Pode usar o cfdisk.
Não sei se entendi, mas qualquer distribuição LIVE vc pode usar as ferramentas de particionamento para zerar o disco.
Mas também não faz sentido pois vc pode instalar o disco no outro computador e realizar a mesma tarefa pelo sistema que vc já tem.
Ou vc queria deixar o computador antigo rodando um sistema live apenas para compartilhar o disco de forma a aumentar o armazenamento na sua máquina principal atráves de uma interface de rede?
Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.