Estou utilizando o Linux Mint 20 XFCE, enquanto eu estava no gerenciador de aplicativos… logo veio uma dúvida, qual é a diferença de eu baixar uma aplicação no site oficial do aplicativo “download .deb” do que baixar pelo gerenciador do Mint? exemplo… eu baixei o discord pelo o site oficial da discord, e a Virtual Box também… porém não sei se futuramente pode dar algum problema, também não sei se pelo o gerenciador os aplicativos são das versões mais recentes… alguém poderia me dar uma luz para essa dúvida quase banal? obrigado.
Olá, @Fanatico!
O Gerenciador de pacotes do Mint ou qualquer outra distro baseada no Debian ou Ubuntu, o famoso APT, também instala pacotes .Deb, porém, são pacotes .Deb providos pelos repositórios oficiais da distribuição (assumindo que não foram adicionados outros repositórios ou PPAs). Esses pacotes são empacotados e testados pela própria distro - ou pela distribuição em que é baseado, como nesse caso o Ubuntu -, já pensando em todas as configurações e as versões das bibliotecas disponibilizadas pelo sistema, e em alguns casos a equipe faz alguns pequenos ajustes no código-fonte do programa para aumentar a integração com o sistema. Além disso, ao instalar usando o gerenciador, o mesmo consegue gerenciar e atualizar automaticamente aquele pacote, o que não acontece ao instalar diretamente de um pacote .Deb avulso, que exige a instalação manual das atualizações. Isso tudo garante a compatibilidade do pacote com o resto do sistema e facilita as atualizações.
Então a recomendação é sempre instalar a versão contida nos rep. oficiais, se possível, mesmo que instalar .deb avulsos, na maioria das vezes, não causará problemas no sistema, tirando possíveis problemas no próprio programa. Porém, mais especificamente no caso do VirtualBox, o pacote instala alguns complementos no Kernel do sistema, que são mais sensíveis às versões instaladas e atualizações, então a recomendação de usar as versões dos rep. oficiais é ainda maior, ou usar os repositórios da Oracle, que costumam funcionar bem e não causar conflitos. Por exemplo, a versão 6.x do VirtualBox não é compatível com o Kernel 4.x que era usado pelo Mint até há alguns meses atrás, então instalar o pacote avulso do programa não funcionaria muito bem.
Ou seja, no fim o código-fonte do programa é o mesmo, ou muito parecido, nos dois pacotes, mas o gerenciador traz muito mais segurança, compatibilidade e facilidade, desde que sejam usados os repositórios oficiais. Repositórios de terceiros são outra história!
Bem resumidamente é isso…
Obrigado, sua resposta foi fantástica!
Simplesmente me tirou uma grande dúvida e agora consigo entender melhor. acabei de desinstalar ambos e estou instalando agora pelo gerenciador de aplicativos. espero que sirva para tirar dúvidas de outros novatos também, valeu brother <3