Gentoo+Xanmod kernel: Boot em menos de 5s

Graças ao I/O scheduler de utilizando pelo Xanmod (bfq), o sistema está bem mais responsivo, principalmente quando a cpu está com muita carga (no meu caso, quando eu compilo algum software com a opção -j${nproc}, para paralelizar processos)-vale lembrar que o kernel tbm é de baixa latência. Vejo alguma diferença tbm quando eu estou navegando na internet e quando estou jogando.

Daemons inicializadas no boot:

Obs: os mesmos módulos carregados no kernel vanilla foram carregados no Xanmod

3 curtidas

Legal, mas systemd ainda não desce.

logo vem o systemd kernel e tu faz um systemd fullstack

2 curtidas

Antes eu usava a combinação runit+openrc (Openrc não trabalha sozinho, na instalação padrão o sysv é responsável pelo init 0 enquanto o openrc gerencia os processos), mas eles não me davam o controlo completo do sistema, e ainda tive que instalar outro software para logging (socklog no caso)-ferramentas padrão no Void -, e o journalctl já facilita demais na hora do debugging.

O tópico só existe porque é systemd, e no systemd tem essa fixação pelo tempo de boot mais rápido, onde de fato ele consegue ser a melhor alternativa.

Eu desconheço comandos que dêem o tempo de boot pros outros init, afinal quem usa OpenRC não está preocupado se iniciou em 5 segundos ou 7 segundos. Seria uma preocupação na era do HD mecânico se fosse a diferença entre iniciar em 50 segundos ou 70 segundos.

Embora eu use o OpenRC eu deixo meu computador na suspensão. Se for medir o tempo deve dar menos de 2 segundos, tipo o tempo do monitor entender que foi ligado. Outro fator de eu usar a suspensão é que apenas o firmware do meu computador demora 15 segundos chegar no carregamento do sistema, tempo esse que não existe ao sair da suspensão.

Vc fez a instalação pelo pacote binário ou customizou o .config e compilou na máquina?

1 curtida

Instalei o overlay src_prepare-overlay que contêm o ebuild xanmod-sources, e depois customizei o .config(eu uso o savedconfig para os dois kernel’s) e compilei. Depois irei recompilar e testar outro scheduler MuQSS.

1 curtida

O Openrc tbm pode ser optimizado, utilizando a função rc_parallel=“YES” para inicializar os serviços em paralelo.