Gentoo News - Migração do glibc [crypt] para o libxcrypt em Estável

:wave:t2: Gentoo News :studio_microphone:

:newspaper: Informações chegando direto do Gentoo :penguin:.

A implementação do libcrypt.so dentro do glibc foi descontinuada a um longo tempo atrás e será removida num futuro próximo.

Por esta razão, nós(Gentoo) estamos seguindo as demais distribuições (onde isso já tem sido testado por vários anos) e estamos alterando para implementação do libxcrypt externo.

Isto será uma atualização regular e na maioria dos casos os usuários não precisarão tomar nenhuma decisão ou verificar por erros.

Nós(Gentoo) recomendamos, contudo, que seus sistemas estejam completamente atualizados. Esta é uma recomendação padrão nestes casos específicos, Isto é útil para ter um Depgraph simplificado(Ferramenta que procura por todas as ebuilds que um certo pacote dependa) assegurando que o Portage seja capaz de calcular e aplicar com precisão as melhorias no path.

Ou seja, aproveitem em uma oportunidade fazer a completa atualização de seus sistemas, antes que as mudanças aconteção, simplificando, diminuíndo as chances de problemas.

Está mudança irá acontecer na data de 01 de Novembro de 2021, para usuários com sistemas Modo Estável.
Usuários do Arch, por padrão, já devem ter alterado.

Por favor atentem-se no seus passwords, se o password foi alterado pela última vez em meados de 2008, pode ser possível que vocês estejam usando o mecanismo md5crypt ou similares mecanismos fracos, ou seja, pode ser que vocês não sejam capaz de fazer o login. Nós(Gentoo) recomendamos usar o “passwd” para alterar o password, assim se cerificarão que o password esteja usando métodos modernos de segurança. Uma versão nova do PAM foi adicionado ao tree para resolver este problema.

Em alguns casos o Portage poderá agendar rebuild de certos pacotes que estiverem na ordem incorreta. Se o rebuild destes pacotes falhar, por favor tente atualizar primeiro o libcrypt e libxcrypt com o comando abaixo:

emerge -v1 virtual/libcrypt sys-libs/libxcrypt

Para maiores informações consultem o site:
https://wiki.gentoo.org/wiki/Project:Toolchain/libcrypt_implementation

Ou as screenshots abaixo:


Gentoo News fica por aqui e até a próxima :newspaper:

P.S.: Isso é uma das coisas que eu achei fantásticas no Gentoo Linux! Apaixonado :heart_eyes:

:vulcan_salute:t2:

6 curtidas