Garavação de tela do Gnome sumiu

Fala turma!!! Recentemente fui tentar fazer uma gravação de tela rápida com a ferramenta nativa de captura de tela do Gnome e simplesmente a opção sumiu kkk Como é uma função que utilizo com muita frequência acabei notando bem rápido. Isso aconteceu com mais alguém?

Utilizo o Fedora 40

1 curtida

Que estranho. Estou no NixOS também utilizando o Gnome 46.2 e aqui está aparecendo a opção de gravação, então já sabemos que o problema não é a versão do Gnome.
Estou utilizando Wayland.

1 curtida

Pois é, por isso estou estranhando muito. Um amigo que utiliza Fedora 40 tbm está com a mesma atualização do Gnome que a minha e não sumiu a opção de gravação de tela.

Difícil entender essas coisas :man_facepalming:

Será que tu instalou algum pacote que substiuia alguma dependência necessária para ele funcionar? Checa a versão do Pipewire com pipewire --version para darmos uma olhada.

Também não custa tentar utilizar usando os comandos do teclado, pressionando PrtSc e depois de abrir a ferramente de captura pressionar V, ou utilizando a combinação de teclas Ctrl + Shift + Alt + R.

1 curtida

@patrickg Já fiz o teste com os atalhos de gravação, ele só não sumiu a opção de gravar a tela como simplesmente desativou esse modo de gravação. kkkk

Captura de tela de 2024-06-20 08-48-30

1 curtida

Estou com a versão 1.0.6 aqui, mas não deve ser isso, ainda mais considerando que teu amigo também está no Fedora 40.

Vi na wiki do Arch que é preciso ter o pacote gst-plugin-pipewire instalado para funcionar.
Também dei uma olhada em outros lugares e não achei nada muito resolutivo, parece ser um bug meio aleatório que acontece principalmente utilizando Wayland.

1 curtida

@patrickg vdd, vou pesquisando também como posso solucionar isso tbm. Obrigado pela atenção! Vou ver alguma ferramenta rápida que possa me ajudar a fazer essas gravações de tela de forma mais simples pra não ficar abrindo o OBS toda vez kkkk. Valeu meu rei!

1 curtida

Vi que tem um projeto no Flathub de um gravador de tela simples para o Gnome, com alguns recursos a mais em relação ao Gnome screencast.
Aparentemente é um projeto ativo e que funciona bem, vou até considerar usar aqui também caso precise gravar diretamente em algum formato sem precisar converter depois ou abrir o OBS

flatpak install flathub io.github.seadve.Kooha

1 curtida

$ rpm -qa | grep -E ‘gstreamer|pipewire’
gstreamer1-1.24.4-1.fc40.x86_64
gstreamer1-plugins-base-1.24.4-1.fc40.x86_64
gstreamer1-plugins-bad-free-libs-1.24.4-2.fc40.x86_64
pipewire-libs-1.0.7-1.fc40.x86_64
pipewire-1.0.7-1.fc40.x86_64
pipewire-jack-audio-connection-kit-libs-1.0.7-1.fc40.x86_64
pipewire-gstreamer-1.0.7-1.fc40.x86_64
pipewire-pulseaudio-1.0.7-1.fc40.x86_64
gstreamer1-plugins-bad-free-1.24.4-2.fc40.x86_64
gstreamer1-plugins-good-qt-1.24.4-1.fc40.x86_64
gstreamer1-plugins-good-1.24.4-1.fc40.x86_64
gstreamer1-plugin-libav-1.24.4-1.fc40.x86_64
pipewire-jack-audio-connection-kit-1.0.7-1.fc40.x86_64
pipewire-alsa-1.0.7-1.fc40.x86_64
pipewire-utils-1.0.7-1.fc40.x86_64
gstreamer1-plugins-ugly-free-1.24.4-1.fc40.x86_64

Estou com estes pacotes e versões aqui e está funcionando.

@patrickg @fastos2016 Por incrível que pareça o raio da função de gravação voltou kkkkkk, Não dei nenhum update, somente coloquei o notebook pra repousar enquanto almoçava e quando voltei para trabalhar, aqui está a função de gravar novamente kkkkk

Muito obrigado pela atenção pessoal!!!

1 curtida

Porém acabei de notar uma diferença, antes as gravações estavam sendo salvas em MP4 agora estão em WEBM

image

aqui sempre gravou webm

1 curtida

@fastos2016 Nessa última versão do Fedora e do Ubuntu se não me engane estava salvando em MP4 já, meio que rolou um downgrade

1 curtida

App gtk mas o nome começa com K
muito estranho slc kkkkk

1 curtida