Gamescope no mint, me ajudem pf

Olá! Sou iniciante no linux, instalei steam via flatpak e o gamescope também, consegui utilizar o gamescope normalmente, porém não consegui jogar CS2 por conta do VAC, pesquisei e pelo o que entendi o VAC não funciona no flatpak, mesmo dando todas as permissões de acesso pro steam. Então instalei o steam .deb porém encontrei um novo problema, não tem como instalar o gamescope via apt porque o pacote não existe e também não é possível usar o do flatpak porque foi feito para a sandbox do flatpak. Qual solução para isso?

Olá! Tudo bem contigo?
Eu jogo CS2 usando a Steam em Flaptak e nunca tive problemas com o VAC, tem certeza de que a causa é essa mesmo?

Outra dúvida, porque você está optando por utilizar o gamescope?

:vulcan_salute:

1 curtida

Eu quero usar o gamescope para deixar o jogo em 4:3 streched, não encontrei nenhuma outra forma de fazer isso sem o gamescope. O máximo que consegui sem é com as bordas pretas.

O chatgpt(estou tendo que usar já que procurei em tudo que é canto, e não acho nada que ajude, até por isso estou aqui no diolinux buscando uma solução)
e diz que é por conta do Proton GE, porém se eu não ativar a opção de compatibilidade e forçar o proton GE, o jogo não abre com as opções do gamescope. Também não entendi por que o proton GE estaria dando esse problema, já que instalei o flatpack da propria valve:
runtime/com.valvesoftware.Steam.CompatibilityTool.Proton-GE/x86_64/stable

Acabei de testar aqui, sem o pronton GE não da o erro do VAC, porém sem o proton GE o gamescope nem abre o jogo kkkkk, aí eu fico meio que preso, ou não uso gamescope ou não jogo em 4:3 :melting_face: pfv me diz que tem uma solução