Galera do PLASMA!

@ryu_ketsueki openSUSE é uma distro underrated, mas entendo o por que por causa de alguns motivos. Para quem é novato, a instalação, por mais que não seja difícil, pode aparentar ser intimidadora, fora que, por mais que o YaST seja incrível, ele não é nem um pouco convidativo para sangue novo…

Estou bem interessado no Plasma pra se tornar meu próximo DE principal. Não quero ter que ficar no Pop!_OS ou alguma distro fixed pra manter o gnome-shell 3.38 (pra mim tá ótimo de design, podia só trocar uma coisa aqui e ali, e adicionar mecanismo de blur e o GTK 4, mas vão mudar o design inteiro). Está parecendo que vai ficar uma DE bem bonita (só de ver mudarem o tema default já me alegrei rs).

Se eu conseguir customizar o menu de right-click então, pra deixar as opções de um jeito mais óbvio como em outras DEs, ia ficar perfeito.

O SUSE é um pouco burocrático mesmo (tem quem brinque que ele é muito alemão no jeito de ser), mas ainda é mais fácil do que mandar uma pessoa direto para o terminal. O YaST2 ainda é mais fácil de usar do que o instalador, que lembra os instaladores mais antigos do Windows.

Claro que o instalador tem suas vantagens, deixa o usuário escolher o ambiente desktop ou o gerenciador de janelas logo de cara, fazer algumas configurações antes de instalar o sistema etc, mas não é tão simples de usar.

1 Curtida

Esse visual já estar sendo adotado acredito que nas próximas versões talvez a 5.22 fique mas fiel a esse mockup, a versão 5.21 já vai trazer bastante coisas dele.

1 Curtida

Sim! Esse é, aliás, um dos motivos de eu não usar mais temas alternativos na minha customização do Plasma. Aqui está bem fiel ao original, apenas com o layout estando diferente. Eu até tentei modificar um tema Kvantum que imita o Breeze para tentar aproximar desses mockups.

Eu utilizo o breeze também, mas eu mesmo compilo ele com os patcher das futuras melhorias que ainda estão em teste e com um patcher que eu fiz que deixar os cantos quadrados.

5 Curtidas

Lindíssimo, meu deus!

1 Curtida

Até o Simples Menu recebeu uma atualização, recebeu o PlasmoidHeading que essa barra superior e as margem estão alinhadas para quem gosta de pequenos detalhes.

6 Curtidas

Ficou bem bonito.
É um detalhe que fez uma boa diferença. O meu aqui não é alinhado.

Eu procurei sobre na época e vi bastante gente reclamando do consumo de recursos do Baloo. Não sei se isso se aplica atualmente.

Eu não vejo a hora de ter o Plasma com esse Breeze. Já faz algumas versões que eu vejo que o Breeze vem ficando cada vez mais bonito, mas as novas versões que estão sendo propostas estão sensacionais. O Plasma estava precisando disso.

Verdade. Entretanto, sei que na europa ele tem um mercado bem caloroso, principalmente na Alemanhã, já que é um país que investe bastante em pesquisa e desenvolvimento, sendo o Linux uma parte disso, sem contar que é o país de origem.

Por favor, diga-me como fazer, porque quero testar as novas versões do Breeze no Leap.

Sucintamente, o procedimento oficial é fazer isso para mudar o Plasma para os repositórios com as últimas versões:

# Rode como superusuário ou use o sudo
zypper ar -p 75 https://download.opensuse.org/repositories/KDE:/Qt5/openSUSE_Leap_'$releasever' KDE-Qt5
zypper ar -p 75 https://download.opensuse.org/repositories/KDE:/Frameworks5/openSUSE_Leap_'$releasever' KDE-Frameworks
zypper ar -p 75 https://download.opensuse.org/repositories/KDE:/Applications/KDE_Frameworks5_openSUSE_Leap_'$releasever' KDE-Applications
zypper ar -p 75 https://download.opensuse.org/repositories/KDE:/Extra/KDE_Applications_openSUSE_Leap_'$releasever' KDE-Extra
zypper -v dup --allow-vendor-change
1 Curtida

Eu deixo o baloo ativado no laptop que uso atualmente e realmente não tenho problemas de responsividade

1 Curtida

Caramba, não fazia ideia que era possível incluir tal backport no Leap. Nunca nem pensei na possibilidade.

1 Curtida

Para utilizar esses patcher que eu mostrei você tem que compilar manualmente, então você tem que manjar de git, cmake e um pouco C+, como você disse que usar o Opensuse você pode utilizar os repositores unstable do plasma, ele vai receber as novidades em primeira mão quado estiver disponível.

qual o nome desse menu ?

Simple Menu, você pode baixar ele na loja do plasma.

1 Curtida

obrigadooooooooooooooo!

1 Curtida

Alguém pode me ajudar com algo?

É possível fazer o Spectacle copiar uma screenshot da tela inteira para o clipboard, sem que abra nenhuma Gui no processo, somente apertando a tecla print? Precisa ser com o Spectacle, a não ser que seja impossível.

Vários programas do KDE têm uma opção -b/--background que permite usá-los sem GUI. É o caso do Spectacle também.

Opções relevantes do Spectacle (spectacle --help):

• -b, --background Capturar uma imagem e sair sem mostrar a interface
  • -f, --fullscreen Captura toda a área de trabalho (padrão)
  • -c, --clipboard No modo em segundo plano, copiar a imagem
  • -n, --nonotify No modo em segundo plano, não mostrar uma mensagem informando que a imagem foi obtida

Ou seja: spectacle -bc / spectacle -bcn é o comando que você está procurando.

1 Curtida

Obrigado, criei um shortcut aqui e funcionou perfeitamente.