Future OS , alguem ja conhece?

“Future OS” pareceu brincadeira o titulo, mais não , é o nome da milagrosa distro que por enquanto , não tem nada de futurista;

Um belo dia, (Eu a 3 horas atrás) andando pelo flatpak quick-setup, para ver se eu não encontro algo novo, e olha! parece que tem sim coisa nova…

E esse tópico é para falar do amigo roxinho ali no canto.

Como um belo curioso, eu fui testar essa distro.

Bom, para pesquisar sobre essa distro , ja foi o primeiro susto.
“Future OS Workstation linux”

Então pelo nome, ja parece ser algum “primo” RedRato…

Dando uma pequena lida no site,eles pelo que eu entendi estão tentando criar um substituto para o fedora.
Achei isso esquisito, (porque hoje em dia faria mais sentido criar um concorrente para o centOS, que está perdendo um certo publico.) mais pelo que eu testei, é realmente um fedora based . ou uma ideia parecida a dele.

E eu estou falando que é de uma forma parecido com o fedora, pela parte de download.

E ele tem as versôes: Workstation (À que eu testei) Server , IoT e mobile.
A mobile não está disponivel ainda, porque pelo que eu testei, é um extremo beta ,então não deixe meu tópico abalar a ideia de que esse sistema não pode se tornar um futuro
sistema gigansteco.

ele me pediu para colocar o meu nome,email, e nome de empresa,so que eu so sou uma pessoa testando, então coloquei meu primeiro nome que era obrigatorio, e o resto eu pulei.

Bom, foi um susto o tamanho da iso, eu não esperava algo desse tamanho.
(e mesmo depois de testar , não entendi. ele tem poucos apps, e não tem o neofetch,screenfetch,ufetch e ai vai para eu testar o tamanho de pacotes. então adiantando ,
ele usa dnf,e eu não tenho experiencia com esse gerenciador de pacotes…)

Bom , agora que a parte “A estrada até aqui” ja foi contada, começou os meu problemas…

Essa tela foi a ultima coisa que eu tirei print até meu computador deslgar do nada.
(Não tenho nenhum computador forte, mais o hardware aguenta sem problemas vm.)
Mais se eu estou aqui, é porque eu tentei de novo…
Liguei o computador e meu boot foi extraordinariamente lento.
Mais eu passei por essa tela e consegui acessar o sistema.
A tela que eu cai, lembrou bastante o rebornOS ;

(qualidade pessima porque a vm não estava conseguindo ficar em fullscreen)
Ai eu comecei a testar.
(o visual até que lembra mesmo o reborn OS e o rlxOS.)
Esse é o menu dele:

E infelizmente a loja não abria.
Fui tentar abrir o terminal para baixar o neofetch.

Não tirei print do resultado, mais ele me disse que o neofetch não estava nos Repos.
E com essa cara de gnome, antigo , adivinha?
hjfvsdavdsajvbsa
nsfkvjdsvjksbajkavbkfav

Era a versão 3.33 ainda…

acabaram as prints. mais eu testei mais algumas coisas, e realmente, o sistema ainda está no beta do beta.
Eu falei so mal do sistema, mais eu seria um completo hipócrita se eu falasse que a distro não tem futuro, porque o bentoo está na versão 1 com o futureOS, tambem tive problemas com ele e eu não criei um tópico…

Não criei um tópico, porque era pra ser um aviso que uma nova distro está para lançar,
então perdão se eu falei de uma maneira, “grossa”? Não é o intuito do topico, então pesso pra quem se interessou no sistema , instale por conta propria. Pelo que eu vi , se tem uma pergunta sobre o seu nome, email e nome de compania, é porque está sendo mandando para alguem. Não coloquei meu nome inteiro, (só por não conhecer a procedencia) mais quem se interessou, peço para que clique para baixar para ao menos mostrar apoio ao desenvolvimento, porque se está no flatpak ,quer dizer que ja está no caminho para se tornar algo maior, e se as distros que nós usamos hoje ainda existem, é porque ainda existe apoio aos desenvolvedores das mesmas,então isso é super importante.
Então repetindo, esse tópico não foi so para falar mal como pareceu.
E eu sei que o titulo da postagem não tem nada a ver com o que eu escrevi,(“Alguem conhece” e na verdade eu mostrei prints de eu mesmo testando) mais a pergunta continua.
Porfavor falem se vocês ja conheciam.
(E peço desculpa a qualquer informação errada que eu dei,não sei como funciona o dnf,mais o proprio pacman do arch,existem projetos que o usam sem ser base arch como o kaOS, então pode ser que exista projetos com dnf que não são familia redhat. se faltou alguma coisa nesse tópico,escreve que eu corrigo :sweat_smile:)

7 curtidas

Demorou 1 ano para eu achar o site da distro…
Achei estranho mesmo, estou testando o CentOS (Alma Linux) numa VM e fiquei surpreso com as semelhanças:

• Não tem o (X)fetch nos repositórios.
  • Gnome na mesma* versão.
  • Semelhança assustadora na interface.**

*A versão do Gnome é 3.32, mas possivelmente no CentOS Stream é mais recente, 3.33 talvez?
**Gnome com a extensão Dash-to-panel:

Além disso, o fórum é movimentadíssimo hein:

Pesquisando o nome “Ozan Uykun”, achei o github: ozanuykun (Ozan UYKUN) · GitHub
e a última contribuição dele foi no projeto GitHub - znframework/znframework: ZN Framework Original Edition
pesquisando vi que era um framework de php ou algo assim
ZN Framework
mas não sei se tem relação com o projetp.

2 curtidas

Eu tambem,por isso deixei claro o nome da distro haha

Mais chega a ser engraçado, o “Sobre” da distro, olha o que está escrito:
"O Future OS trabalha para garantir que os sistemas operacionais que produz e distribui sejam sempre seguros, atualizados e estáveis. Ele segue as tecnologias de software mais recentes "

Eu até olhei de novo depois para ver se eu não tinha instalado a server, mais é a WorkStation mesmo.

E aproveitando qual seria o site?

1 curtida

https://www.futurelinux.org/future-os-workstation

1 curtida

Ebaa, mais uma distribuiçao Linux sem diferencial…

2 curtidas

O GNOME 3.33 foi a beta do 3.34, logo esta afirmação não faz sentido. Não teria por que usarem uma beta em um projeto como este.

2 curtidas