Funcionamento do hardware diferente em cada distro

Meu notebook funciona diferente em cada distro. No kde neon ele esquenta muito principalmente o hd e na parte do touchpad, no linux mint o cooler e o hd rodam muito rápido fazendo a carcaça vibrar, e no zorin os o hd fica como se estivesse desligado (como rodando em live usb) mas com muitos bugs na lts, e em todos os xfce ele roda com todos esses problemas juntos. Eu queria saber se isso é o hardware que não suporta ou se é mal gerenciamento de energia. Usei o cpufreq e slimbook no kde e no mint mas com o tlp.

A uns 3 dias eu postei a mesma coisa e outros problemas que eu tive também no Linux e não tive resposta, a solução pra mim foi usa o Windows 10.
Aqui o post que eu fiz, você pode vê os outros problemas que eu tinha no Linux:

A configuração de hardware é extremamente grande no Linux. Cada distribuição faz ajustes para atender melhor o seu público. É normal que exista essa pequena diferença.

Em compensação os parâmetros são editáveis em qualquer distribuição. Porém é mais difícil para os usuários iniciantes saberem quais são as configurações que eles querem ajustar. É costume que essas configurações fiquem escondidas, assim como no windows elas podem estar escondidas no registro.

Nenhuma distro é exatamente igual a outra, mesma aquelas q são baseadas no Ubuntu LTS. A exemplo do Mint.

Especificamente qual é o seu hardware?

É um positivo N40i, é fraco mas não responde bem às distros leves, o único sistema que deu certo nele foi o elementary os, mas não tenho paciência de usar ele como o neo ou cinnamon.

Estou procurando para o kde neon, mas até agora não ahcei, nele até sem gravar nada no disco ele esquenta. pensei em usá-lo no sd e desativar o hd já que não uso.

Teste o BigLinux, ele vem com o KDE e o LxQT.

Talvez o Lubuntu.

Me parece um problema de drivers/hardware eu voltaria para o windows mesmo,tive um problema parecido em um notebook amd antigo que tive aqui, esquentava muito,consumo de cpu alto,bateria não durava e a placa gráfica não funcionava direito era screen tearing direto e so rodava videos em 480p e com cpu no talo, coisas estas que não acontecia no windows, isso não quer dizer que linux não presta,ate porque só uso distros linux nas minhas maquinas, mais nunca mais compro notebooks amd, alguns hardwares não funcionam tão bem como no windows, abraço espero ter ajudado.

Em 3 Positivos (incluindo o meu) tive sucesso com Debian 10 (Gnome) sem problemas. Um deles faltou firmware mas na instalação ele avisa qual arquivo e basta fazer o download pelo celular jogando no pendrive.

Eu instalei o Pop os e o hardware funcionou do jeito que queria, mas ele enche a ram muito rápido e começa a travar, vou ver se com o debian ele responde melhor.

Obrigado a todos pela ajuda, e eu consegui achar a distro que funciona bem no N40i, que é o OpenSUSE com KDE.