Função de Mouse Infinito

Olá, alguém conhece se é possível “Ativar” ou se há algum programa que faça a função de mouse infinito?

Como funciona: Basicamente quando o mouse alcança o limite da tela, ele é posicionado do outro lado. O mesmo acontece na parte de cima ou de baixo da tela.

1 curtida

seria o Mouse Wrap

Visão geral criada por IA

“Mouse wrap” no Linux geralmente refere-se a fazer o cursor “pular” de um lado da tela para o outro (efeito de toroide) ou facilitar a navegação em múltiplos monitores. Como o Linux não possui essa função nativa na maioria dos ambientes de desktop, você precisará de utilitários de terceiros ou configurações específicas para o seu Window Manager.

Aqui estão as principais formas de conseguir esse efeito:

1. Ferramentas para Efeito de Toroide (Wrap-around)

Se o seu objetivo é que o mouse apareça na borda esquerda ao sair pela direita, estas são as opções mais comuns:

• xoop: Um utilitário leve projetado especificamente para adicionar esse comportamento de portal. Ele é muito popular entre usuários de gerenciadores de janelas como o i3wm.
  • xedgewarp: Desenvolvido por um dos mantenedores do i3-gaps, esta ferramenta permite configurar bordas específicas para o “salto” do cursor, incluindo um modo de toroide completo.
  • Taralli: Um script antigo, mas funcional, frequentemente citado em fóruns como o LinuxQuestions para criar um cursor sem bordas.
  1. Navegação entre Múltiplos Monitores

Se o seu “wrap” for para transitar entre computadores diferentes ou organizar melhor o fluxo entre telas:

• Barrier / Input Leap: Ferramentas de KVM via software. Elas permitem que você mova o mouse de um PC (Linux) para outro (Windows/Mac) como se fossem uma única área de trabalho estendida.
  • Configuração de Servidor (Synergy/Deskflow): Em softwares como o Synergy ou sua versão open-source Deskflow, você pode editar o arquivo de configuração para que a borda direita do último monitor leve de volta à borda esquerda do primeiro.
  1. Soluções Específicas por Ambiente
  • KDE Plasma: Embora não tenha uma opção de “toroide” nativa para o cursor, o KDE permite o “Desktop Navigation Wrap Around”, que faz com que a navegação entre áreas de trabalho virtuais seja cíclica (ao chegar na última, volta para a primeira).
  • X11 vs. Wayland: A maioria das ferramentas de “warp” (como xdotool ou xwarp) funciona apenas no X11. No Wayland, esse tipo de manipulação do cursor é mais restrito por segurança, dependendo de protocolos específicos do seu compositor (como o GNOME ou o Sway).

Como testar rapidamente (Apenas X11)

Você pode usar o xdotool para criar um comportamento básico via script. Por exemplo, para mover o mouse para o outro lado da tela:

bash

# Move o mouse para a posição X=10, Y=10
xdotool mousemove 10 10

Use o código com cuidado.

Scripts mais complexos monitoram a posição do cursor via xdotool getmouselocation e disparam o comando mousemove quando ele atinge as coordenadas da borda.

1 curtida

Eu também achei interessante essa opção, queria testar como é usar assim. Perguntei pras IA’s e elas até dão algumas opções como visto anteriormente (afinal a IA não consegue dizer que não existe ou não sabe), mas nada que seja uma solução no verdadeiro sentido da palavra. Afinal pra ser solução precisa funcionar pelo menos no Wayland, visto que aplicar uma solução pro X11 é pedir pra se incomodar daqui alguns meses.

Até pensei em criar algo, afinal o input-leap já tem todo o esqueleto pra isso funcionar, seria bem mais simples arrancar a parte de rede (comunicação com os outro computadores) e colocar a rolagem infinita (seria um fork só pra isso: o input-wrap kkk). Mas mais fácil ainda seria adicionar uma opção nele para rolagem do último monitor para o primeiro monitor. Tô até me coçando pra brincar com isso aqui, seria coisa de adicionar uma configuração e uma lógica simples.

2 curtidas

Pela IA até gerou um código pra X11 aqui eu acabo usando ele via:

nohup ./mousewrap >/dev/null 2>&1 &

Eu imaginei que havia alguma função já existente ou programa nativo. Antes de gerar algum executável pela IA.

Seria legal ver isso num futuro KDE / GNOME / XFCE ou qualquer outro DE.

Pois tanto em qualquer tamanho de monitor / multi-telas é interessante você não ter o trabalho de ‘Remar o mouse’ para voltar do outro lado. Ainda mais meu caso que uso a sensibilidade baixa.

Em suma, obrigado :folded_hands:

Legal! Coloque aqui o script pra eu testar também!

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.