Para quem não sabe, no cenário gamer existe uma disputa de “softwares geradores de frames”, tanto com Intel (XeSS) Nvidia (DLSS) e AMD (FSR).
Atualmente AMD lançou o FSR3 tecnologia open source (contrário da Intel e Nvidia) que engloba uma série de tecnologias e algorítimos de upscaling, anti lag, filtros etc…
Mas a AMD tem foco em seus drivers fechados para plataforma Windows, além de jogos nativos para Windows onde está seu maior publico, para sorte dos Linux users a Valve que mantêm o Proton e VKD3D e já começaram suportar inicialmente* FSR3 no Linux!
O interessante do FSR além de ser open source (talvez tenha mais suporte em numeros games por conta disso?) é que funciona, ou parte da tecnologia do FSR3, em placas de outros fabricantes e gerações mais antigas!
Aqui testei o Forspoken demo (grátis na Steam) com Proton Experimental Bleeding Edge, com minha RX 6600:
Basicamente, o FSR3 fez um jogo que deveria rodar próximo dos 50/60FPS a 120~ com uma perca de qualidade visual mínima.
No Linux é possível usar FSR2 em praticamente qualquer game também!
https://medium.com/@fastoslinux/testando-fsr-no-linux-rx-6600-77b50f15ca15