FSR3 no Linux? já testou?

Para quem não sabe, no cenário gamer existe uma disputa de “softwares geradores de frames”, tanto com Intel (XeSS) Nvidia (DLSS) e AMD (FSR).

Atualmente AMD lançou o FSR3 tecnologia open source (contrário da Intel e Nvidia) que engloba uma série de tecnologias e algorítimos de upscaling, anti lag, filtros etc…

Mas a AMD tem foco em seus drivers fechados para plataforma Windows, além de jogos nativos para Windows onde está seu maior publico, para sorte dos Linux users a Valve que mantêm o Proton e VKD3D e já começaram suportar inicialmente* FSR3 no Linux!

O interessante do FSR além de ser open source (talvez tenha mais suporte em numeros games por conta disso?) é que funciona, ou parte da tecnologia do FSR3, em placas de outros fabricantes e gerações mais antigas!

Aqui testei o Forspoken demo (grátis na Steam) com Proton Experimental Bleeding Edge, com minha RX 6600:

Basicamente, o FSR3 fez um jogo que deveria rodar próximo dos 50/60FPS a 120~ com uma perca de qualidade visual mínima.

No Linux é possível usar FSR2 em praticamente qualquer game também!
https://medium.com/@fastoslinux/testando-fsr-no-linux-rx-6600-77b50f15ca15

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Neste jogo tive uma experiência muito melhor com FSR3! o frametime parece ficar louco, mas na prática não senti input lag Immortals of Aveum Demo | 1080p High FSR3 Q | RX6600 | Linux - LinuxRocks PeerTube

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ja, funciona muito bem em alguns jogos que testei: horizon zero, resident evil 4 remake, no alan wake 2 não funcionou pelo menos no linux.