Frequência e geração do procesador interferem muito no desempenho do notebook?

Boa noite pessoal, ando sumido do fórum porque estou sem notebook/pc, e como estou precisando de um urgente fui atrás de alguns no ML devido ao orçamento apertado (R$ 1,800).

Daí eu encontro estes (um resumo das “principais” peças):

1. i5 1ºg (estou atrás do modelo exato) + 8GB de RAM + Nvidia Geforce 310M
Link

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1776945586-notebook-dell-vostro-3500-gamer-vide-descrico-_JM

1. i5-6200U 2.30 GHz + 8GB de RAM + Intel HD Graphics 520
Link

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1777361717-notebook-hp-probook-440-corei5-6200u-8gb-hd500-fotos-reais-_JM

1. i5-4300U 1,9GHz + ?? (já perguntei) de RAM + Intel HD Graphics 4400
Link

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1777343855-notebook-lenovo-t440-i5-8gb-ram-sem-hd-leia-o-anuncio-_JM

Eu sou muito leigo em relação a hardware, então não sei, qual vocês me recomendariam? (caso estejam vendendo algum notebook, a gente pode negociar também hehe).

Não sou dos mais exigentes em relação a hardware, se pá gostaria de rodar um CS:GO de vez em quando ou um joguinho do mesmo nível.

Primeiro, acredito que no Face vc consegue garimpar coisa boa, não deixe de olhar, idem OLX.

Dos 3, o segundo me pareceu melhor pelo modelo da CPU e pelo clock… mas é palpite de semi-leigo… o primeiro, mesmo tendo gpu dedicada, tem uma cpu bem antiga, parece fraquinha demais…

Vamos ver o que o pessoal fala, mas refine aí as specs, vai ajudar a galera a te ajudar a decidir

1 Curtida

Problema desses é que eu moro no interior, não tem muitos anúncios bons, e se eu pedir por correio nada me oferece a garantia que o Mercado Livre dá.

Sim, o único problema que eu achei nele são duas manchinhas na tela (assisto muito filme e animes), eles tinham outro 2 notebooks deste mesmo modelo em melhor estado, fui pagar via boleto e durante os dias úteis necessários para o boleto ser descontado, os notebooks foram vendidos ;-; (daí o ML estornou o valor pra mim)

Vou sim, mano. Só é difícil que os anunciantes muitas vezes não ajudam muito nas specs, pessoa tem que ir perguntando kkk.

1 Curtida

Esse primeiro pode esquecer, primeira geração Intel é chamada carinhosamente de Bomba (além dessa 310M que não vai aguentar quase nada)

O segundo parece ser o melhorzinho dos três: um Skylake com litografia de 14nm vai lhe dar um ótimo desempenho com uma boa autonomia de bateria (considere trocar ela). Essa HD Graphics dá conta até de um CS: GO se você não for muito exigente em gráficos (a minha Haswell 4400 roda Valorant de boa). Em RAM, esses 8GB vão conseguir suportar um multitarefas razoável. Não opino muito pois sou mais monotarefa (costume herdado do Core2 Duo). O socket da sexta geração também permite até 32GB de RAM.

Ademais, o último performaria um pouco melhor que o primeiro, então a sua melhor opção é o segundo mesmo.

3 Curtidas

Realmente ele foi o melhor que achei, mas como foi o que eu disse para o @Rodrigo_Chile , é que eu não queria aceitar ele por causa do display kkkk, mas tudo bem. Obrigado pela avaliação.

2 Curtidas

A tela vc consegueu trocar quando ficar muito inusável por um valor relativamente baixo, por ser PC “normal”. Se fosse Mac, aí é outra parada, os valores são inacreditáveis. Um amigo tem um Macbook Pro 2012 e quebrou a tela. A Apple orçou a troca em R$ 3500, perto do valor que pagou nele… bizarro

2 Curtidas

Ah, mas quem compra um Porsche tem que estar disposto a pagar pela manutenção e/ou troca das peças kkkkkk.
(a comparação com Porsche é só no que se refere a preço mesmo).

Eu vou pegar esse segundo notebook mesmo, o que eu estou usando agora não consegue rodar stream na Twitch em 1080p. Além de eu ter que dividir o uso dele com mãe .-.

2 Curtidas

:wave:t2:

O laptop com o I5 6200u é uns 15% melhor que o I5 4300u, mas tem uma pequena “história”:

A Intel na época do lançamento da 6th geração, não recomendou que as fabricantes produzissem placas mães com suporte a DDR3 e DDR3L devido a tensão 1.5v e 1.35v respectivos. A 6th geração, teria de ser DDR4 onde a tensão é de 1.2v suportado pelo processador, ou seja, DDR3 e DDR3L poderiam matar o processador com o tempo. Mas as empresas fabricaram com suporte a DDR3 e DDR3L. Eu acredito que na época era para mais para forçar a entrada das DDR4 no mercado do que problemas com tensão mas também não nego que 0.15v de diferença pode detonar circuitos integrados frágeis e sensíveis (tenho cursos de Eletrônica(Básica, Digital e Industrial) e já vi oque 0.15v e menos que isso, é capaz de fazer em certos projetos).
Já o laptop com I5 4300u a estrutura dele é projetada certo para ele.

Daí eu compliquei :joy:, não é minha intenção :innocent: mas, antes de decidir pelo I5 de 6th geração, faz umas pesquisas em vídeos do youtube, search do Google, para ver se pessoas já sofreram com equipamentos 6th geração Intel + DDR3 e DDR3L
Se você não achar relatos de problemas, sem duvida o I5 6200u é o melhor, ainda mais que o I5 4300u tem uma porta usb queimada, segundo o anúncio…

:pray:t2:

2 Curtidas

Pegue o segundo. O problema da tela pode ser resolvido usando um monitor externo ou uma TV conectado com HDMI.

3 Curtidas

Nossa cara, nessa aí tu me pegou sem abraçar kkkkkkkk.

Fui pesquisar e realmente eu achei falando desse problema da 6ºg des processadores da Intel com memórias DDR3.

"Sobre processadores de 6 geração da intel e ddr3"

Sobre processadores de 6 geração da intel e ddr3 - Processadores - Clube do Hardware

Como as compras só são despachadas e tudo mais durante os dias úteis, passarei esse final de semana pesquisando mais sobre o assunto.

2 Curtidas

Então, pessoal, no final acabei escolhendo este notebook aqui:

Desejem-me sorte! Quando chegar eu dou o feedback hehe

3 Curtidas

Muito boa a máquina e fazendo umas reservas para mais uma RAM 4gb junto com um SSD vai de boa para excelente!

Boa sorte até chegar a você pois, a máquina em si é competente.

:pray:t2:

2 Curtidas

É a mesma máquina que tenho, só que o meu é um i3. Coloquei 8 GB de RAM e um SSD e ficou um foguete!

2 Curtidas

Esse é da mesma linha que o meu, só que o meu é da série 7000.
Como o colega ali disse, mais 4GB de memória e um SSD vão disparar o foguete.

1 Curtida

Chegou guys! Demorou pois teve um atraso com o pacote que viria a fonte (o vendedor esqueceu de colocar junto com o notebook, e daí a fonte chegou depois e ainda teve atraso na entrega)

Era pra estar com o Fedorinha, mas aqui o DNF tava triste tanto o desempenho, quantos os servidores e o DNFdragora morria junto com tudo.

3 Curtidas

Pode comprar o primeiro.
Bomba é comprar uma CPU boa e usar GPU fraca para jogar e o prior os 2 segundo nem tem suporte PCIe de 16x nunca vai poder ter GPU dedicada.
A 310M ganha das 2 GPU das 2 outras opção de lavada e depois você ainda vai poder trocar a GPU futuramente porque esse CPU aguenta tancar GPU bem mais potente que a 310M.
E segundo o requisito do CSGO na Steam as GPU nem satisfaz só a 310M que da conta do que esta nos requisito.
Agora se você não for jogar pode ser a CPU mais potente.
Os caras acha que em jogo só importa a CPU é cada um.
Computador tem que funcionar em sincronia se uma coisa for lenta todo os outros hardware vão ficar gargalhando a velocidade do hardware mais fraco.
Para jogos é CPU, GPU, RAM, é por isso que esses 3 sempre é especificado nos requisito pelo desenvolvedor se ignorar 1 desses fica uma ■■■■■.

Na realidade a GT 310M é uma placa de vídeo mobile de 2010, baseada na GT 218 de desktop. Ela é bem mais fraca que a HD Graphics 4400 integrada e ainda mais fraca que a HD Graphics 520: UserBenchmark: Intel HD 4400 (Mobile 1.0/1.1 GHz) vs Nvidia GeForce 310M. Esses chips dedicados antigos acabam sendo mais fracos que chips integrados relativamente modernos.

O processador do primeiro notebook é um Core i5 de primeira geração. Ele também é bem fraco perto dos modelos atuais. Ou seja, o notebook como um todo é bem pior que os outros dois.

Além disso, em nenhum dos três notebooks seria possível alterar o chip gráfico.

4 Curtidas

Um legal mesmo assim processadores I5 1ª tem potencia para tancar ate uma GTX1050.
No final das contas acaba compensando.
Eu não sabia que GPU dedicada de notebook eram fracas.

Interessante, eu sou mais leigo do que imaginava no que se trata de hardware.

As performances das dedicadas para notebook e desktop só pasarram a ficar similares a partir da Pascal.

2 Curtidas