FPS extremamente baixo no Arch Linux

só para lembrar se estiver usando /etc/X11/xorg.conf

remova o arquivo…

hoje não precisa mais dele.

a configuração é toda dentro da pasta /etc/X11/xorg.conf.d/

O arquivo 20-intel.conf teve um desempenho melhor já que o GDM bugou quando eu usei o 20-modesetting.conf.

estranho aqui tenho intel e funciona tranquilo com modesetting.

vc usa o plymouth

Nada. O sistema carrega sem nenhum enfeite. Tipo, mostra a versão do SystemD e pouco tempo depois o GDM já sobe. Por isso não entendo o que está havendo. Aparentemente estou seguindo todas as sugestões tanto aqui como em outras fontes de pesquisa Google afora sem resultados.

Meu lspci:

colorado@archlinux  ~  sudo lspci
00:00.0 Host bridge: Intel Corporation Xeon E3-1200 v6/7th Gen Core Processor Host Bridge/DRAM Registers (rev 08)
00:02.0 VGA compatible controller: Intel Corporation UHD Graphics 620 (rev 07)
00:14.0 USB controller: Intel Corporation Sunrise Point-LP USB 3.0 xHCI Controller (rev 21)
00:14.2 Signal processing controller: Intel Corporation Sunrise Point-LP Thermal subsystem (rev 21)
00:15.0 Signal processing controller: Intel Corporation Sunrise Point-LP Serial IO I2C Controller #0 (rev 21)
00:16.0 Communication controller: Intel Corporation Sunrise Point-LP CSME HECI #1 (rev 21)
00:17.0 SATA controller: Intel Corporation Sunrise Point-LP SATA Controller [AHCI mode] (rev 21)
00:1c.0 PCI bridge: Intel Corporation Sunrise Point-LP PCI Express Root Port #5 (rev f1)
00:1c.5 PCI bridge: Intel Corporation Sunrise Point-LP PCI Express Root Port #6 (rev f1)
00:1f.0 ISA bridge: Intel Corporation Sunrise Point LPC Controller/eSPI Controller (rev 21)
00:1f.2 Memory controller: Intel Corporation Sunrise Point-LP PMC (rev 21)
00:1f.3 Audio device: Intel Corporation Sunrise Point-LP HD Audio (rev 21)
00:1f.4 SMBus: Intel Corporation Sunrise Point-LP SMBus (rev 21)
01:00.0 Ethernet controller: Realtek Semiconductor Co., Ltd. RTL8111/8168/8411 PCI Express Gigabit Ethernet Controller (rev 10)
02:00.0 Network controller: Qualcomm Atheros QCA9377 802.11ac Wireless Network Adapter (rev 31)

E o lscpu:

colorado@archlinux  ~  sudo lscpu
Arquitetura: x86_64
Modo(s) operacional da CPU: 32-bit, 64-bit
Ordem dos bytes: Little Endian
Tamanhos de endereço: 39 bits physical, 48 bits virtual
CPU(s): 8
Lista de CPU(s) on-line: 0-7
Thread(s) per núcleo: 2
Núcleo(s) por soquete: 4
Soquete(s): 1
Nó(s) de NUMA: 1
ID de fornecedor: GenuineIntel
Família da CPU: 6
Modelo: 142
Nome do modelo: Intel(R) Core™ i5-8250U CPU @ 1.60GHz
Step: 10
CPU MHz: 400.006
CPU MHz máx.: 3400,0000
CPU MHz mín.: 400,0000
BogoMIPS: 3601.00
Virtualização: VT-x
cache de L1d: 128 KiB
cache de L1i: 128 KiB
cache de L2: 1 MiB
cache de L3: 6 MiB
CPU(s) de nó0 NUMA: 0-7
Vulnerability L1tf: Mitigation; PTE Inversion; VMX conditional cache flushes, SMT vulnerable
Vulnerability Mds: Mitigation; Clear CPU buffers; SMT vulnerable
Vulnerability Meltdown: Mitigation; PTI
Vulnerability Spec store bypass: Mitigation; Speculative Store Bypass disabled via prctl and seccomp
Vulnerability Spectre v1: Mitigation; usercopy/swapgs barriers and __user pointer sanitization
Vulnerability Spectre v2: Mitigation; Full generic retpoline, IBPB conditional, IBRS_FW, STIBP conditional, RSB filling
Opções: fpu vme de pse tsc msr pae mce cx8 apic sep mtrr pge mca cmov pat pse36 clflush dts acpi mmx fxsr sse sse2 ss ht tm pbe syscall nx pdpe1gb rdtscp lm constant_ts
c art arch_perfmon pebs bts rep_good nopl xtopology nonstop_tsc cpuid aperfmperf tsc_known_freq pni pclmulqdq dtes64 monitor ds_cpl vmx est tm2 ssse3 sdbg fma c
x16 xtpr pdcm pcid sse4_1 sse4_2 x2apic movbe popcnt tsc_deadline_timer aes xsave avx f16c rdrand lahf_lm abm 3dnowprefetch cpuid_fault invpcid_single pti ssbd
ibrs ibpb stibp tpr_shadow vnmi flexpriority ept vpid ept_ad fsgsbase tsc_adjust bmi1 avx2 smep bmi2 erms invpcid mpx rdseed adx smap clflushopt intel_pt xsaveo
pt xsavec xgetbv1 xsaves dtherm ida arat pln pts hwp hwp_notify hwp_act_window hwp_epp md_clear flush_l1d

Infelizmente não há mais o que se fazer, você ainda pode mudar resolução do jogo para a menor possível, mas duvido muito que você consiga um ganho expressivo em FPS.

Abraço.

Linux tem muito o que melhorar ainda até que problemas deste tipo sejam totalmente sanados…

vc tem /etc/X11/xorg.conf?

qual a saída do comando

~ $ ls -l /etc/X11/xorg.conf.d/

já tentou renomear 20-intel.conf para 20-intel.conf.bkp e e reiniciar o pc…

veja se funciona?

qualquer poblema é só voltar como estava antes…

e em vez de ```
Option “AccelMethod” “sna”

pode usar

   Option      "AccelMethod"		"uxa"

e o 
   Option      "DRI"			"3"
comenta

Option “DRI” “3”

Não. Em /etc/X11 só tem 3 pastas. Até achei estranho não ter a configuração do Xorg lá e mesmo assim o ambiente gráfico subir.
As pastas:

colorado@archlinux  ~  ls /etc/X11/
xinit xorg.conf.d Xsession.d

colorado@archlinux  ~  ls -l /etc/X11/xorg.conf.d/
total 8
-rw-r–r-- 1 root root 311 set 13 01:07 00-keyboard.conf
-rw-r–r-- 1 root root 180 set 13 18:16 20-intel.conf

Farei os testes… Espere um instante.

Cara, não espere muito de uma Intel HD Graphics, por mais que seu processador seja de uma geração recente, nem sempre você vai conseguir jogar o que quer de forma satisfatória.

Deu uma pequena melhorada. Agora o FPS fica nos 40 em mapas com menor fluxo. Em dungeons pequenas ficou nos 37. Sendo que no começo do tópico não passava nem dos 20.
Eu apaguei essa linha:

Option “DRI” “3”

E instalei alguns pacotes. Estes são:

lib32-vkd3d vkd3d proton-git protonfixes-git

Uma observação que não sei se faz diferença é que não estou jogando através da Steam.
Instalei via Flatpak.

ok…
vc testou sem configuração da intel no /etc/X11/xorg.conf.d? sem nenhuma configuração apenas do teclado

de uma lida
https://wiki.archlinux.org/index.php/Intel_graphics

SNA issues

SNA is the default acceleration method in xf86-video-intel. If you experience issues with SNA (e.g. pixelated graphics, corrupt text, etc.), try using UXA instead, which can be done by adding the following line to your configuration file:

Option “AccelMethod” “uxa”

See intel(4) under Option "AccelMethod" .

DRI3 issues

DRI3 is the default DRI version in xf86-video-intel. On some systems this can cause issues such as this. To switch back to DRI2 add the following line to your configuration file:

Option “DRI” “2”

For the modesetting driver

O jogo estava na qualidade Normal. Coloquei no Baixo e o FPS subiu de 40 para 50. Adicionei algumas linhas em um arquivo de /etc/modprobe.d/ também.
Se eu remover essa configuração acho que o desempenho vai baixar como estava no início.

Pesquisando encontrei estas duas páginas:

@rasolar Você era o cara que também estava ou está com problemas? Vê se as sugestões deste tópico ajudam você.

1 curtida

seria para testes …
é só fazer os backups do arquivo…
mas vc decide

mas já melhorou …
antes estava 15 ou 20 agora está 50 .

1 curtida

Swat, fiz alguns testes.
Primeiro removi o arquivo 20-intel.conf. O desempenho caiu de 50 para 40.
Coloquei o arquivo de volta e comecei a remover alguns pacotes.
Removi o mesa de 32bits, proton e protonfixes. Também removi o vkd3d e o vkd3d de 32bits.
Exclui o arquivo i915.conf de /etc/modprobe/.
Testei o jogo e o FPS ficou nos 50 em um mapa com 30 pessoas. Na cidade provavelmente cai por causa da quantidade de gente.
Isso na qualidade gráfica mais baixa. Se eu aumentar a qualidade provavelmente o desempenho será menor.

1 curtida

Infelizmente o Intel UHD Graphics 620 é extremamente limitado, mal roda games de 2016 em 1024x768 em low, sei disso pois já tive um notebook com o i7-8550U que possui o UHD Graphics 620 e poucos jogos rodavam legal, a maioria rodava abaixo de 30 fps no windows. O problema não é linux e sim seu hardware que não foi feito para jogos.

1 curtida

Infelizmente o que o camarada acima disse é verdade, meu computador também tem essa mesma GPU, a Intel HD Graphics 620, e piora ainda mais pra mim o fato de que o processador é um i3 com apenas 4GB de RAM.

O jogo mais “recente” que consigo rodar de forma confortável é Skyrim, que é de 2011! Não ouso nem tentar rodar nada mais novo do que isso, no máximo jogos indie 2D ou jogos online que se proponham a serem acessíveis para computadores fracos.

Mas eu já sabia que seria assim quando comprei meu computador, tanto que nem me estresso. Também ajuda o fato de que não curto muito MMORPGs.

1 curtida

O jogo que estou jogando (que frase) é de 2017. Albion Online.
Quando eu comprei esse note o meu intuito nem era jogar. Eu só queria poder rodar o Plasma e o GNOME tranquilamente. Mas nos últimos meses acabei começando a jogar e acabei viciando nessa coisa.
Você testou com ambientes gráficos diferentes ou em sistemas fora da base Debian?

Atualmente eu somente rodo os jogos 3D no Windows (talvez eu abra uma exceção para jogos de emuladores). No Linux, via Wine/Lutris, – e antes de eu ter tido o problema de lag em jogos 3D que você já sabe com a terceira versão do *ubuntu 18.04 – eu apenas tinha uma pequena perda de qualidade e performance.


O GTA San Andreas perde um pouco da qualidade gráfica (mesmo tendo as configurações de vídeo altas), mas deve ser por conta da implementação do DirectX 9 do Wine (nem sequer uso D9VK).

O Skyrim tem uma pequena perda de desempenho. Enquanto no Windows as texturas pelo menos ficavam no Medium, no Linux só roda lisinho se as texturas ficarem no Low.


Só uma correção do que eu havia dito. Só vi agora que você disse que sua GPU é uma Intel UHD Graphics 620, a minha é só uma Intel HD Graphics 620 (sem o “U” no HD). Mas parece que a diferença não é tão gritante assim, me parece que minha GPU tem entre 70 e 80% do desempenho da sua.

Penso que o certo seria você ter total certeza se sua máquina em si roda bem esse jogo, no seu lugar eu instalaria o Windows em dualboot para instalar este jogo (e muitos outros jogos modernos também para você ter uma noção do que sua máquina é capaz!). Mas, de qualquer jeito, sua máquina (i5 com Intel UHD Graphics 620) me parece ser boa o suficiente para esse jogo, apesar de geralmente os jogos serem feitos com GPUs Nvidia e AMD em mente.

Eu mesmo já tenho alguma noção dos limites da minha máquina, rodo qualquer coisa que não exija mais do que de 128MB de VRAM e que seja possível de rodar no Windows 10. Rodo lisinho o Skyrim (OK, no mínimo, mas com texturas no médio) que é um jogo de 2011, mas GTA IV que é de 2008 ficou com os gráficos super bugados porque minha “BIOS” não me permite alocar mais memória pra GPU. O sistema operacional também importa, foi uma luta achar um Halo 2 que rodasse no Windows 10 (Halo 2 é pra Windows Vista) e não consegui fazer o Bioshock passar de uma tela marrom-laranja vazia.

veja aqui

Remova esta configuração, e faça dentro do arquivo ~/.drirc

1 curtida