Formatei meu pc salvando o /home e deu um pouco errado

Como esta no título eu formatei meu computador, e já que tinha um e HD extra que ganhei de um amigo, decidi coloca o /home nele. Mas agora minhas pastas estão todas travadas e com outro usuário.
Qualquer coisa eu tenho um backup de antes da formatação :grin:

Duas foto para explicar melhor:
image

E o pior é que tentando arrumar, eu tire o administrador do meu usuário e perdi o acesso à conta root. :sweat_smile:

Eu não sei se expliquei bem, então se tive faltado algo me fala para colocar. :slightly_smiling_face:

Só para ver se eu entendi, você copiou o /home para um outro hd, formatou esse computador e quando colocou esse hd na maquina pós formatada esta dando o problema de permissão?

Se sim, tenta entrar como root no terminal e alterar o dono da pasta com chown

3 curtidas

Primeiro ponto é que vc precisa recuperar o acesso ao usuário root. Acredito que fazendo o procedimento via grub, mudando o init, vc consiga.

Segundo ponto é que vc precisa alterar as permissões de todos os arquivos da pasta /home/seunome para a o novo usuário que vc criou. Daí vc vai conseguir acessar (comando chmod)

Por último vc restabelece o acesso de administrador ao seu usuário (quando conseguir logar como root, adicionando ao grupo wheel, comando usermod)

Acontece que, mesmo que algumas vezes mantenha-se o nome de usuário, o ID dele muda. Geralmente o primeiro usuário criado é 1000, então normalmente quando se faz esse procedimento em computadores que só tinham um usuário antes e um depois, dá certo. Porém não foi o caso pois antigamente o ID era 999 (que estranho).

O passo a passo não sei de cabeça, mas vc parece gostar de pesquisar e arrumar as coisas, já deve conseguir se virar com as dicas!

2 curtidas

Estou fazendo aqui com a instrução que o @YaziiBR deu, e parece que está indo, só que eu não entendi isso

como faz isso? :sweat_smile:

3 curtidas

(Vou considerar que você já formatou e tem acesso ao terminal)

1 - Abra a pasta onde esta o erro de permissão
2 - Botão direito em alguma área vazia, abrir no terminal (ou algo assim, não lembro a nomenclatura
3 - Digite “pwd” e copie o retorno, esse é caminho para o disco
4 - Digite “sudo -i” e coloque sua senha
5 - Digite "chown -R nome_do_seu_usuario:nome_do_seu_usuario (Obs: precisa ser o nome exato)
6- Teste o acesso as pastas

Consegui fazer, agora tenho acesso as minhas pastas e recuperei a senha root.

Eu usei o “chown” no terminal para recuperar o acesso às pastas (dei uma lida no manual dele para entender melhor como utilizá-lo, não me lembrava dele), obrigado @YaziiBR pela instrução.

E usei o video para recuperar a senha do root, obrigado @Deleterium pela ajuda.

Obrigado aos dois :grin: :wink:

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.