Formatei meu note e coloquei o Linux Mint 20 e depois de dois dias começou a travar

Formatei meu notebook e coloquei o Linux Mint 20, depois de dois dias ele começou a travar muito facilmente, mal consigo abrir dois editores de texto juntos, alguém sabe algo que posso fazer para ele ficar bom de novo? Aparentemente está todo atualizado.

Comcece fornecendo o modelo do seu computador, se é amd ou intel. Usa GPU nvidia e etc.

4 Curtidas

Além das especificações do seu PC, qual a interface você utilizou pra instalar? (para máquinas modestas/fracas, é recomendável utilizar a interface XFCE, presente no site de downloads do Mint)

1 Curtida

Desculpa pessoal, acabei esquecendo de postar, segue informações…

Captura de tela de 2020-10-20 13-48-07

Captura de tela de 2020-10-20 13-48-26

Captura de tela de 2020-10-20 13-48-47

Então, já vou dizendo que não sou lá um especialista em Linux mas o que posso te dizer é que o seu processador (não vi a memoria ainda) é bom para utilizar uma distro leve, eu sugiro que você formate/instale o Mint com a interface XFCE (já que das 3 opções disponíveis, ela é a mais leve) e conforme você utilizar, nos dê um feedback respondendo se continua os travamentos

1 Curtida

o melhor mesmo seria instalar um Lubuntu ou um Debian LXDE.
Talvez uma distro Linux sem interface e ele poderia instalar o WindowMaker

Olhando essas informações do seu PC ele não tem problema nenhuma em rodar distros atuais. Então já descarto que se hardware seja fraco. Seu computador fica lento quando vc está usando algum programa em especifico ou é assim q vc liga ele? Já verificou consumo de ram ?

Não! O processador dele é um i5 com uma gpu intel 5500. Ele pode rodar facilmente as distros atuais.

2 Curtidas

Qual comando você usou pra isso?
E quanto de RAM você tem?

Esse processador leva qualquer interface do Linux kkkk tenho um i5 3337u (terceira geração) que uso o Ubuntu 20.04 com Gnome o i5 dele é quinta geração, com toda certeza o problema não é o processador.

1 Curtida

Tô desconfiado que possa ser swap… no caso, a falta dela

1 Curtida

Gente, um i5 tem capacidade de rodar QUALQUER interface de desktop moderna inclusive as DE Plasma e Gnome, a placa onboard dá conta também. Só resta saber quanto de RAM ele tem e se ele está usando HD ou SSD.

Dependendo da idade e uso do computador também tem que checar o estado da pasta térmica, aquecimento provoca lentidão e travamentos.

Ele já apresentava algum problema antes?

Ops respondido para a pessoa errada :rofl:

Novamente… Talvez a melhor coisa seja você nos passar as quantas anda a sua memória e arvore de processos, preferencialmente quando o sistema estiver engasgando um pouco.

Você pode colocar aqui o resultado dos comandos

free -h
top -o %MEM -b -n1 | head -n 30

1 Curtida